Em busca da primeira vitória no Campeonato Mineiro, o América recebe o Democrata-GV às 19h deste domingo (30), no estádio Independência, em Belo Horizonte. A partida, válida pela segunda rodada do Estadual, representa uma ótima oportunidade para que o Coelho se recupere do revés sofrido para a Caldense, na última quarta-feira (26/1).
Na estreia do torneio estadual, o América esbarrou na falta de entrosamento do time composto por muitos jovens e jogadores considerados reservas. Com falhas defensivas, a equipe comandada pelo auxiliar fixo Diogo Giacomini perdeu por 2 a 1, no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas. O resultado negativo deixou o time da capital mineira na décima posição, com nenhum ponto.
Por sua vez, o Democrata iniciou sua caminhada no Mineiro com um empate por 1 a 1 diante do Patrocinense. A partida disputada no estádio José Mammoud Abbas (Mamudão), em Governador Valadares, marcou a volta do time à elite após três anos disputando o Módulo II. Com o ponto conquistado dentro de casa, a Pantera ocupa a sexta posição na tabela.
Momento do rival
Mesmo com baixo investimento financeiro para a disputa do Mineiro, o Democrata promete ser muito competitivo. A equipe do interior do estado volta à elite com moral após o vice-campeonato do Módulo II.
No Módulo I deste ano, o clube espera fazer uma campanha consistente para figurar entre os sete primeiros na classificação para conseguir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. A Copa do Brasil é um sonho distante, mas também está na pauta.
Na atual temporada, a Pantera está invicta: venceu um amistoso – contra a seleção de Itanhomi - e empatou outros dois, contra o Real Noroeste-ES. Ademais, segurou a igualdade contra o Patrocinense na estreia do Estadual.
Preparação americana
O América encerrou sua preparação para o duelo na manhã desse sábado (29) no CT Lanna Drumond, em BH. A equipe americana não divulgou a lista de relacionados, mas ao que tudo indica o técnico Marquinhos Santos ainda não ficará no banco de reservas. Sendo assim, o auxiliar Diogo Giacomini estará novamente à frente do time.
A expectativa é que o jovem atacante Carlos Alberto, autor do gol na derrota para a Caldense (2 a 1), seja titular. Ele deve ficar com a vaga de Léo Passos, que não foi bem contra a Veterana.
Na lateral direita, Cáceres já pode estrear, mas a tendência é que Arthur comece entre os 11 titulares. Isso porque jogadores que se apresentaram há menos que 15 dias ainda aprimoram a parte física. Esses atletas também dependem de avaliação da comissão técnica, que projeta uma boa base física e técnica para 2022.
Essa é mesma situação de outros reforços como o goleiro Jailson e os atacantes Wellington Paulista e Henrique Almeida. Este último tem mais chances de ficar pelo menos no banco de reservas.
A comissão técnica do América tem tido este cuidado devido à temporada desgastante que se desenha. O time tem pela frente quatro competições: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro.
AMÉRICA X DEMOCRATA-GV
América
Jori; Arthur (Cáceres), Maidana, Gustavo Marques (Éder), João Paulo; Zé Ricardo, Juninho Valoura, Rodriguinho (Índio Ramírez), Gustavo, Yan Sasse (Henrique Almeida) e Carlos Alberto (Léo Passos).
Técnico: Diogo Giacomini (auxiliar fixo)
Democrata-GV
Lucão, Mateus Pivo, Rafael Caldeira, Gabriel Batista e Gabriel Galhardo; Thomas, Weslley, Mateus Leandro e Marcelinho; Pedrinho e Felipe Carvalho.
Técnico: Paulo Schardong
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: domingo, 30 de janeiro, às 19h
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte