O holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu a primeira edição do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Miami (Flórida, Estados Unidos) ontem, superando Charles Leclerc (Ferrari), líder da classificação geral, em um final emocionante. Verstappen, que tem três vitórias nas cinco primeiras corridas do ano, largou do terceiro lugar, mas com um ótimo início de corrida assumiu a liderança, ultrapassando na nona volta Leclerc, que largou da pole position.
O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) terminou em terceiro lugar, seu terceiro pódio da temporada, depois de resistir às últimas investida do mexicano Sergio Pérez (Red Bull), quarto colocado.
Atual campeão da Fórmula 1, Verstappen diminuiu a distância de pontos em relação a Leclerc na classificação depois de uma corrida desgastante no calor no Autódromo Internacional de Miami (5.412 km), onde alguns pilotos reclamaram da falta de aderência no asfalto.
Leclerc continua no topo da tabela com 104 pontos, seguido por Verstappen (85) e Pérez (66).
“Estou muito feliz por vencer aqui em Miami, foi um ótimo domingo para nós”, disse Verstappen ao sair do carro.
Além da reação inicial do holandês, a corrida foi tranquila até que o safety car entrou na pista devido a batida entre o francês Pierre Gasly (AlphaTauri) e o britânico Lando Norris (McLaren). Essa situação levou a duas batalhas nas últimas 11 voltas, com Leclerc tentando recuperar a ponta contra Verstappen e Pérez o pódio contra Sainz, sem que nenhum conseguisse o objetivo.
“A corrida foi fisicamente muito difícil”, admitiu Leclerc. “Tivemos alguns problemas com os pneus. O final foi muito competitivo e achei que poderia alcançar Max.”
“Foi uma corrida difícil”, concordou Sainz, seu companheiro de equipe na Ferrari. “O carro se movia, deslizava, mas o pódio é um bom resultado.”
Pérez nem tampouco conseguiu chegar ao cobiçado pódio em uma corrida em que relatou à equipe a falta de potência de seu carro: “Eu não pude fazer nada. Tinha muito déficit no motor, não importa o quanto eu tentasse e forçasse muito nas curvas, não conseguia chegar a Carlos. Tive que forçar muito nas curvas porque não tinha força nas retas... Um desastre total”.
“Eu adoraria estar no pódio com todos os latinos que me apoiaram neste fim de semana”, lamentou o espanhol.
ASTROS
O Grande Prêmio de Miami, uma das duas corridas deste ano nos Estados Unidos, foi aberto com um desfile de celebridades pelo paddock, com lendas do esporte como Michael Jordan, Tom Brady e David Beckham, atores como Matt Damon e cantores como Maluma.O circuito, que aguardava uma lotação de 82 mil torcedores, foi construído no estacionamento do Hard Rock Stadium, sede do torneio de tênis Masters 1.000 e lar do Miami Dolphins da NFL.