Em mundo comandado pelo marketing todo artista ou grupo precisa saber como aproveitar o espaço aberto por suas marcas para consolidar um sucesso obtido quase sempre depois de muitas batalhas. Quando o marketing e a tecnologia atuam em conjunto – e esse é um caminho sem volta traçado pela vida moderna –, a possibilidade de êxito é bem maior. A banda mineira Skank, por exemplo, tem a sua lojinha física, itinerante, que procura acompanhá-la onde um show for marcado. O que não é fácil, pois nem sempre os locais oferecem condições para a instalação, as distâncias (e custos) são muito grandes para transportar o material e muitas vezes a apresentação integra um evento composto pela participação de vários outros artistas/grupos.
A solução encontrada pelo Skank foi criar a sua loja virtual. E o caminho para isso, o portal Uai, dos Diários Associados. “Somos responsáveis por novas mídias da banda, especialmente às ligadas à web e a dispositivos móveis. Todo dia surgem demandas, que são prontamente enxergadas pelo grupo. A loja virtual foi uma delas e a parceria com o Uai, para o desenvolvimento e a integração do site ao portal, foi uma opção natural”, afirma Rodrigo Villarinho, diretor da agência de mobile marketing Aorta Entretenimento.
“Temos de usar as ferramentas disponíveis a nosso favor.
A tecnologia, por sinal, está presente na vida do grupo desde o início. Henrique conta que trabalhava na Belgo Mineira Sistemas, em 1993, quando o Skank começou a se apresentar. “Na maior cara de pau, cheguei um dia ao presidente da empresa, Fernando Matos, e pedi a ele um notebook emprestado para sequenciar algumas músicas. Esperava levar um sonoro não, mas, ao contrário, ele nos deu o equipamento em comodato. Foi o primeiro computador que levamos para a estrada...
DIFERENCIAÇÃO Henrique ressalta que o principal objetivo da loja virtual é criar e manter maior interação dos fãs com a banda. “Não somos fabricantes de malhas, não somos gráfica, criadores de outros tipos de peças e, portanto, não pretendemos comercializar milhões de produtos, mas sim criar um canal de divulgação de nossos trabalhos. As camisas à venda, por exemplo, não são do Skank, e sim alusivas à trajetória da banda – uma música, um CD, um show... O site é uma forma de facilitar o acesso, de pessoas que gostam de nós, ao grupo e ao que fazemos.”
Segundo ele, a intenção é levar à loja apenas produtos diferenciados e em edições limitadas, de forma a criar no usuário a sensação de exclusividade. “Pretendemos, por exemplo, ao lançar uma camisa, oferecer apenas 200 unidades para todo o Brasil. Ou seja, quem tiver uma dificilmente vai encontrar outra pessoa usando o mesmo modelo”, diz o músico, ressaltando que a ideia da loja surgiu há algum tempo e veio amadurecendo até haver o casamento com o portal Uai.
A música, de acordo com o artista, também está passando por uma radical mudança para o formato digital, o que envolve constantes novidades.
OUTRAS MÍDIAS A parceria do Skank com o Uai, segundo a banda, é o começo de um trabalho que ainda vai percorrer outros caminhos. Afinal, a tecnologia aplicada a mídias de divulgação e serviços está se tornando uma constante na vida do grupo. “Para se ter ideia disso, em abril no Teatro Alterosa, fizemos um ensaio especial que foi transmitido via internet, pelo Uai, para o mundo todo. Chegamos a receber mensagens até do Japão”, revela.
Outras experiências do grupo com o mundo virtual envolvem a Skank web rádio (que transmite pela internet uma programação musical variada idealizada pelos seus integrantes), Skank no iPhone (que leva para o smartphone da Apple a web rádio), canal de notícias SMS (informações da banda via torpedos pelo número 50020) e o vote no bis (um interessante serviço em que o público, pelo celular, pode definir, dentro de um menu, apresentado em telão, as músicas que deverão ser o bis de um show). “Vemos a tecnologia como nossa aliada e somos a única banda no Brasil que trabalha com essa visão global”, completa Henrique Portugal.