Nem fofoca em cidade pequena gera tanto bafafá quanto os lançamentos da Apple. Não foi diferente com o novo iPad, que chegou aos olhos do mundo na última quarta-feira, em um evento em São Francisco, nos Estados Unidos. Há cerca de um mês, pipocaram na internet algumas imagens do que seria a versão 2 do tablet, cada uma com uma história mais “realística” do que a outra. Longe de incomodar, esses supostos vazamentos das imagens do produto agradam à companhia, que sempre dá um jeito de formar uma atmosfera de suspense antes de revelar a cara dos aparelhos. “Sempre que a Apple prepara um lançamento, há diversos rumores sobre o que será mostrado. Isso ficou ainda mais intenso quando o Photoshop se popularizou e as pessoas começaram a fazer manipulações em imagens como se fossem fotografias roubadas da fábrica. A Apple adora isso”, diz o professor Alex Primo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pesquisador na área de cibercultura. O novo iPad, porém, deixou a desejar. Pelo menos, para os que esperavam uma revolução com o novo modelo (leia quadro com as novas especificações). Eduardo Pellanda, professor da Faculdade de Comunicação da PUC do Rio Grande do Sul, fala sobre o novo iPad