O estudante de engenharia espacial acionou um aplicativo de localização do aparelho que, com informações transmitidas por GPS, indicou onde estava o iPhone furtado. Bird partiu para a perseguição do suposto bandido com a ajuda de um amigo, enquanto outro monitorava, no computador, o caminho que estava sendo percorrido em tempo real pelo iPhone.
Aplicativo
Após correr quase 1 km pelo centro de Manchester, Bird identificou o suspeito, que estava entrando em um ônibus. "Entrei no ônibus logo atrás dele e perguntei: 'Você está com o meu telefone, não?'."
Diante da negativa, Bird contou com a ajuda do motorista do ônibus, que disse que só moveria o carro se o suspeito provasse que não havia furtado o aparelho. "Por fim, o cara disse 'aqui está', e me devolveu (o iPhone), mas não pediu desculpas nem nada. Só desceu do ônibus e saiu andando."
O suspeito acabou detido por um policial que estava próximo ao local. Bird usou o aplicativo Find My iPhone e que também serve para o iPad, que ajuda a localizar aparelhos perdidos com a ajuda de GPS.
Ele disse que se sentiu aliviado por ter recuperado o aparelho – que lhe custou 500 libras (R$ 1,3 mil) – de forma tão rápida, graças à tecnologia. “Eu estaria perdido sem meu iPhone”, disse ao jornal.