Após quatro anos de hegemonia da Google como a marca mais valiosa do mercado em todo o mundo, a Apple agora passa à frente e ocupa o primeiro lugar do ranking de marcas BrandZ, divulgado nesta segunda-feira (9/5) pela agência de pesquisa de marketing MillwardBrown.
A marca teve uma valorização de 84% em relação à avaliação do ano passado e seu valor é estimado em US$ 153,285 bilhões. Já o Google teve um recuo de 2% no valor da marca, para US$ 111,498 bilhões neste ano.
Para o ranking das marcas, a agência cruza dados financeiros das empresas com avaliações de consumidores e analistas do setor, além de estimar um potencial de crescimento para a companhia no futuro.
De 2009 para 2010, o valor das 100 marcas mais valiosas do mundo cresceu 17%. A soma dos valores individuais chegou a US$ 2,4 trilhões. A agência compara o alta nos valores com um crescimento médio de 13% em mercados de capitais no mundo.
Entre as cinco marcas mais valiosas na lista de 2010, quatro são de tecnologia (Apple, Google, Microsoft e IBM). A exceção é a rede de alimentação McDonald's, na quarta posição e cujo valor da marca é estimado em US$ 81,016 bilhões.
As empresas de tecnologia também marcaram as maiores valorizações nesta edição do ranking. Com uma alta de 246%, o Facebook liderou essa lista e estreou no ranking na 35º posição. O site de buscas chinês Baidu obteve a segunda maior alta. A marca chinesa subiu 141% -- para US$ 22,555 bilhões -- e saiu da 75º posição em 2009, para o 29º lugar.
As dez marcas mais valiosas:
1- Apple
2- Google
3- IBM
4- McDonald's
5- Microsoft
6- Coca-Cola
7- AT&T
8- Marlboro
9- China Móbile
10- General Eletric