Nessa sexta-feira por todo o país, foram muitos os brasileiros que enfrentaram horas de espera na fila para comprar o gadget do momento: o iPad 2, tablet da Apple. E aqueles que não encararam o sacrifício ficaram sem, pelo menos por enquanto. Nas lojas iPlace de Belo Horizonte, os estoques esgotaram rapidamente. O mesmo ocorreu em unidades de varejo da Apple localizadas em outras capitais e no Distrito Federal e em sites como Saraiva, Submarino, Extra, Fast Shop, Fnac e Americanas, que também ofereceram o aparelho no dia do seu lançamento no país. Na revenda Apple do Shopping Iguatemi, em Brasília, todas as unidades foram vendidas em apenas 50 minutos.
Na iPlace do Diammond Mall, antes das 10h – horário de abertura do shopping –, 16 pessoas se organizaram à espera do desejado aparelho (veja quadro), que é vendido entre R$ 1.649 (16 gigas e conexão Wi-Fi) e R$ 2.599 (64 gigas e conexão 3G). Quem chegou depois das 12h ficou sem, pois o estoque esgotou. A loja não informa quantos foram vendidos.
A primeira da fila do Diamond Mall, Selma Maria Pereira, chegou às 7h, mas não teve a primazia da compra. Selma apenas guardava lugar para a patroa, Luciana Ferreira, que se atrasou e chegou às 10h15, mas realizou o desejo de comprar o iPad 2 para o marido. “Quando eu cheguei, às 6h, não havia fila. Chamei a Selma para ficar aqui e fui resolver outras coisas”, explica Luciana.
Os outros integrantes da fila come çaram a chegar às 8h30. Olívia Campos, que trabalha com imigração, comprou seu primeiro tablet. “Viajo para vários países e será ideal para participar de teleconferências.” Ela preferiu aguardar para comprar o iPad 2 no Brasil pois entende que será melhor, caso precise acionar a garantia ou a assistência técnica. Desde 11 de março o tablet já é vendido nos EUA.
A utilidade do gadget era diferente para cada integrante da fila. Perkus Marcelino trabalha com desenvolvimento de sistemas e softwares e entende que as novidades são essenciais para sua profissão. “Já tinha o iPad 1. É a primeira vez que enfrento fila para comprar uma novidade, mas fiquei com medo de não conseguir depois.” Já o músico José Luiz Tonelli espera que os aplicativos possam ajudar no tratamento de som na empresa que tem para sonorizar casamentos. O advogado Lourival Silveira já tem a primeira versão do iPad. Como comprou o iPad 2, seu filho é que vai lucrar e ganhar de presente o aparelho antigo.
Desoneração
Se os preços são considerados elevados, a esperança é de que sejam reduzidos quando começar a produção no Brasil. Com a medida provisória editada pelo governo, que prevê a redução de impostos para produção do tablet, o valor do aparelho pode ter uma queda de até 36%. (Colaboraram Frederico Bottrel e Gustavo Henrique Braga)