(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Vencedor do Nobel morreu três dias antes do prêmio


postado em 03/10/2011 11:04

WASHINGTON, EUA - O cientista canadense Ralph Steinman, 68 anos, que foi anunciado nesta segunda-feira como um dos vencedores do Prêmio Nobel de Medicina por seu trabalho pioneiro sobre o sistema imunológico faleceu na sexta-feira, vítima de um câncer de pâncreas.

"Steinman faleceu no dia 30 de setembro", anunciou a Universidade Rockefeller em um comunicado. "Ele foi diagnosticado com câncer de pâncreas há quatro anos, e a vida dele se prolongou graças à aplicação de uma imunoterapia à base de células dendríticas que ele mesmo criou".

Steinman venceu o prêmio em conjunto com o americano Bruce Beutler e com o francês, nascido em Luxemburgo, Jules Hoffmann. O trio foi premiado por seus trabalhos sobre o sistema imunológico, que permite ao organismo humano defender-se das infecções, abrindo novos caminhos na luta contra o câncer e outras doenças.

Não foi revelado se o comitê Nobel estava a par do falecimento de Steinman. O Prêmio Nobel não tem como hábito laurear de maneira póstuma. "A Universidade Rockefeller está encantada que a Fundação Nobel tenha reconhecido Ralph Steinman por suas descobertas seminais sobre a defesa imunológica do corpo", afirmou o reitor da universidade, Marc Tessier-Lavigne.

"Mas a notícia é um pouco amarga, já que nós soubemos nesta manhã da família de Ralph que ele faleceu há alguns dias, depois de uma longa batalha contra o câncer. Nossos pensamentos estão com a esposa de Ralph, seus filhos e família.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)