(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Blackout da Wikipedia marca protesto contra leis que podem cercear a internet


postado em 17/01/2012 09:29 / atualizado em 17/01/2012 13:13

 

A Wikipedia em inglês vai apagar durante 24 horas nesta quarta-feira. Tudo porque os diretores da enciclopédia virtual decidiram se juntar a um grande protesto que está sendo feito por vários sites contra propostas que podem acabar com a internet livre e aberta na tentativa de defender os direitos autorais e combater a pirataria. O foco principal do protesto está em dois projetos polêmicos: o 'Stop Online Piracy Act (SOPA) e o Protect Intellectual Property Act (PIPA), que estão em discussão nos EUA e podem acabar influenciando a legislação de outros países do mundo - inclusive o Brasil - se forem aprovados.

O anúncio do apagão está sendo feito com um forte incentivo para que os norte-americanos pressionem  seus senadores a votar contra a proposta.

O anúncio foi feito pelo co-fundador Jimmy Wales, via twitter. A preocupação com a censura também fez com que mais de 1800 membros da comunidade Wikipedia começassem uma discussão para propor ações que podem ser feitas contra as duas leis.

A expectativa dos fundadores com o blackout é de que as pessoas entendam o valor da liberdade de expressão e pensamento numa internet sem empecilhos para o compartilhamento de informações, inclusive material educacional sobre vários temas, mesmo sem pagar por isso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)