(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

EUA fecham site de trocas de arquivo Megaupload e hackers retaliam

O fechamento do megaupload.com pela justiça americana causou indignação aos hackers do Anonymous, que anunciaram a invasão de site do governo e de gravadoras


postado em 20/01/2012 07:20 / atualizado em 20/01/2012 09:23

(foto: Reprodução Twitter)
(foto: Reprodução Twitter)

WASHINGTON - A Justiça americana ordenou o fechamento do site megaupload.com, uma das plataformas mais importantes de trocas de arquivos na internet, e prendeu sete de seus funcionários por violações aos direitos autorais, anunciaram as autoridades americanas nesta quinta-feira.

O site estava inacessível nesta quinta-feira ao meio-dia depois que a página dos Estados Unidos e de outros 18 sites afiliados foram fechadas pela Justiça americana, que também confiscou 50 milhões de dólares das contas da empresa com sede em Hong Kong, segundo a mesma fonte.

O FBI e o Ministério da Justiça americano afirmaram em um comunicado que se tratava de um dos maiores "casos de violação aos direitos autorais jamais vistos nos Estados Unidos".

Megaupload Ltd e outra empresa vinculada ao caso, a Vestor Ltd., foram indiciadas pela câmara de acusações do estado da Virgínia (leste) por violação aos direitos autorais e também por tentativas de extorsão e lavagem de dinheiro, infrações penalizadas com 20 anos de prisão.

Foto tirada em maio de 2002 mostra o alemão Kim Schmitz, também conhecido como Kim Dotcom e Kim Tim Jim Vestor antes de um julgamento em um tribunal de Munique(foto: REUTERS/Tobias Schwarz)
Foto tirada em maio de 2002 mostra o alemão Kim Schmitz, também conhecido como Kim Dotcom e Kim Tim Jim Vestor antes de um julgamento em um tribunal de Munique (foto: REUTERS/Tobias Schwarz)
As sete pessoas detidas, completaram as autoridades americanas, são "responsáveis por considerável pirataria na internet de diversos tipos de conteúdos protegidos pelos direitos de autor através do Megaupload.com e outras páginas".

Entre eles está o fundador do Megaupload e único acionista da Vestor, Kim Dotcom, de 37 anos, morador de Hong Kong e Nova Zelândia, também conhecido como Kim e Kim Schmitz Tim Jim Vestor. O restante são três alemães, um eslovaco, um estoniano e um holandês.

Estas pessoas são acusadas de ter obtido 175 milhões de dólares em lucros e de gerar "mais de 500.000 dólares de perdas para os titulares dos direitos" ao oferecer em suas páginas filmes, séries e outros produtos pirateados, continuaram as autoridades.

O fechamento do Megaupload.com foi seguido do anúncio de represálias pelo coletivo de hackers Anonymous, que disse no Twitter ter colocado fora de serviços os sites do Ministério da Justiça dos Estados Unidos, da gravadora Universal Music e da associação profissional do disco RIAA, que permaneciam inacessíveis nesta quinta-feira ao meio-dia.

O anúncio do fechamento do Megaupload ocorre em meio a uma polêmica nos Estados Unidos sobre uma proposta de lei antipirataria (SOPA), contra a qual se manifestou, entre muitos outros, o site Wikipedia, interrompendo seu acesso na quarta-feira e o Google mascarando seu logo.

Post de um dos membros do grupo ressalta a indignação do ativista(foto: Reprodução Twitter)
Post de um dos membros do grupo ressalta a indignação do ativista (foto: Reprodução Twitter)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)