Jornal Estado de Minas

Milhares de europeus protestam contra o acordo antipirataria na internet

Centenas de pessoas também encheram as ruas em Paris para protestar contra o acordo, assinado no final de janeiro de 22 países da União Europeia

AFP

Em Berlim cinco mil pessoas foram às ruas; protestos contra leis antipirataria na internet ocorreram em várias cidades da Europa - Foto: SOEREN STACHE / DPA / AFP
Milhares de internautas se manifestaram neste sábado nas grandes cidades da Alemanha e em outros países da Europa contra o acordo multilateral contra a pirataria ACTA, segundo os organizadores e a polícia.

Munique concentrou a maior manifestação alemã, com 16.000 pessoas. Outras 10.000 desfilaram em Berlim, 5.000 em Hamburgo (norte), 4.000 em Dortmund (oeste), 3.000 em Frankfurt (centro) e 3.000 em Dresde (leste).

A Alemanha anunciou na sexta-feira que suspendia no momento a ratificação do acordo. Na Áustria, 6.000 pessoas protestaram nas principais cidades do país, 3.000 delas na capital Viena, segundo a polícia, 4.500, segundo os organizadores.

Em Sofia, a capital búlgara, mais de 3.000 pessoas se uniram ao dia de protestos contra o ACTA, e várias cidades do país também protestaram.

O ACTA cria normas internacionais para a proteção da propriedad intelectual e dos direitos autorais e tem como objetivo lutar contra a pirataria num sentido mais amplo. Seus críticos denunciam um grave ataque contra a liberdade de expressão e os direitos dos internautas.