VERDADE. De acordo com estudo feito nos Estados Unidos, insones ganham, em média, 2,4 quilos a mais do que os que descansam regularmente. Segundo Alice Carvalhais, o hormônio do crescimento também está intimamente relacionado com a manutenção da massa muscular. Portanto, uma boa noite de sono pode, de fato, influenciar o metabolismo.
MITO. Estudos mostram que aqueles que consomem mais fibras engordam menos ao longo do tempo. A fibra não acelera queima de gordura depositada, até porque ela não é absorvida. O que ela faz é impedir parte da absorção da gordura ingerida e eliminar esta gordura nas fezes. Mas é um efeito sutil. Nada milagroso.
Beber água gelada, algo em torno de seis copos por dia, pode aumentar o gasto de 50 calorias no período, mesmo quando o organismo está em repouso.
MITO. no que diz respeito ao metabolismo.
Homens e mulheres têm metabolismo parecido.
MITO. Os homens têm metabolismo mais acelerado que as mulheres porque têm mais massa muscular e, como esse tecido é metabolicamente ativo, quanto mais massa muscular está presente no corpo, maior será o gasto calórico.
Atividade física tem impacto sobre a taxa metabólica.
VERDADE. O nível de atividade física aumenta o metabolismo e influencia o gasto energético do organismo. Além disso, a atividade física pode aumentar a massa muscular. Por isso, o ideal é associar exercícios aeróbicos e musculação, se possível com a supervisão de um profissional.
O efeito sanfona pode afetar o metabolismo.
VERDADE. A instabilidade de peso causa diminuição da massa muscular
e do metabolismo de repouso. Isso
pode ser causado devido a emagrecimentos muito rápidos, sem acompanhamento profissional, sedentarismo e dietas da moda.
Hormônios influenciam o metabolismo.
VERDADE. Principalmente os secretados pela tireoide. Em caso de suspeita de algum problema com a produção desses hormônios, procure um médico. O hormônio do crescimento também está intimamente relacionado com a manutenção da massa muscular, portanto, uma boa noite de sono pode influenciar o metabolismo.
Pessoas com metabolismo baixo serão sempre obesas.
MITO. Quem tem metabolismo de repouso abaixo do normal tem mais facilidade para ganhar peso, pois “queima” calorias de forma mais lenta. Da mesma forma, pessoas com metabolismo muito acelerado têm dificuldade de ganhar peso. Contudo, é perfeitamente possível controlar o peso ajustando o valor calórico da dieta à taxa metabólica do paciente. Para isso é importante consultar um nutricionista.