O desejo de estar permanentemente conectado quase dobrou o número de pessoas com smartphones no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta, 16% da população com celular (84%) tem um telefone inteligente capaz de navegar na internet, entre outras capacidades. Em 2009 apenas 9% tinham um smartphone.
O estudo Especial Mobile revelou ainda que pelo menos 14% dos entrevistados disseram ter mais de um smartphone. Quanto à forma de conexão, quase 80% acessam via rede Wi-fi, seguida da 3G. Sobre o tipo de plano, 53% dizem ser pré-pago e 47% pós-pago. No total, 49% dizem que a internet é para uso exclusivamente pessoal, 6% exclusivamente profissional e 45% para ambos.
O estudo também apurou em quais situações os entrevistados acessam a internet no celular. Um grupo crescente da população, que tem necessidade de estar conectado a qualquer hora e em qualquer lugar, faz uso deste serviço para 'ganhar tempo' e para 'ocupar o tempo'. A maioria - 84% dos pesquisados - declarou acessar enquanto espera para ser atendida.
Desafios
Segundo o Ibope, a base de usuários ainda é considerada pequena diante do potencial de crescimento do setor, mas a tendência de aumento da participação de smartphones entre os usuários de celular abre mais oportunidades para empresas. Segundo o instituto, vão se diferenciar aquelas que definirem uma estratégia digital e mobile, com sites específicos para o equipamento e aplicativos que ofereçam conteúdos de acordo com o perfil do seu público-alvo.
Outro desafio a ser vencido para o aumento do número de usuários continua sendo a qualidade no serviço - que muitas vezes deixa a desejar - e o custo do acesso para o consumidor final.
A pesquisa online sobre os hábitos relacionados à comunicação móvel foi realizada com 4.600 entrevistados entre 25 de abril e 2 de maio de 2012.