Os webmails são a opção de e-mail principal ou a única de muitos usuários. Usar esses serviços é simples e fácil. Contudo, apresentam um senão: tudo fica armazenado em algum servidor na web. Você não tem nada guardado em sua máquina. Fazer uma cópia de segurança dos e-mails para uma pasta local é uma necessidade, mais do que comodidade.
Imagine se ocorre algo com o servidor, se a sua conta é invadida ou outra situação que possa eliminar os seus e-mails?
Pois bem, por meio do programa Gmail Backup, disponível em http://bit.ly/2J14T, você pode fazer uma cópia de todas as mensagens, ou apenas de um período de tempo das mensagens. O funcionamento do programa é bem simples. Depois de instalado, execute-o. Na tela principal, informe o seu e-mail e senha do Gmail.
Clique no botão Directory e informe a pasta onde os e-mails serão guardados.
Em seguida, clique no botão Backup. Um painel na parte inferior da tela irá mostrar a evolução do backup. Dependendo da quantidade de e-mails e de seus anexos, a operação poderá levar muito tempo. Mas não se preocupe. Você pode clicar no botão Stop e continuar em um momento posterior. As mensagens que já foram copiadas não o serão novamente.
Você tem também a opção de fazer o backup apenas de uma faixa de tempo. Nesse caso, deve desmarcar o item “Newest e-mails only” e informar a data de início e fim do intervalo a ser copiado. Cada mensagem é gravada como um arquivo separado e pode ser aberta individualmente no programa Outlook, caso você o tenha instalado em sua máquina.
Na pasta de backup é também criado um arquivo de registro, ou log file, num formato que pode ser lido pelo Excel. Com isso, você pode editar ou ordenar os dados de acordo com sua necessidade e até criar uma base de dados com seus e-mails.
Se você precisar restaurar os e-mails copiados de volta para o servidor do Gmail, basta executar o programa e pressionar o botão Restore.