Jornal Estado de Minas

Saiba como criar um RAM disk

José Antônio Ramalho - Atalho

- Foto: Fotos: Reprodução de tela

 

A técnica é bem antiga e foi muito útil nos anos 1980, quando os programas rodavam a partir de disquetes. Para aumentar a velocidade de acesso aos dados, criava-se um RAM disk, ou disco de memória, que era uma nova unidade de drive, só que virtual, ou seja, uma parte da memória RAM era transformada em uma nova unidade de disco que era reconhecida pelo sistema operacional. Na unidade virtual criada era copiado o conteúdo do disquete, normalmente programas ou pastas temporárias de trabalho. O acesso ao RAM disk pode ser centenas de vezes mais rápido do que o acesso ao disco rígido.

Atualmente, o uso de um RAM disk pode ser igualmente útil. Se você usa programas que acessam o disco com frequência, pode criar um RAM disk para servir como uma área de trabalho. Você copia os arquivos que vai alterar ou editar para lá e depois de terminado o trabalho os copia para o disco rígido.

Um programa muito eficiente para criar um RAM Disk é o Dataram RAMDisk, disponível em https://bit.ly/Su4C0t. Na sua tela inicial, na guia “Settings”, você deve indicar, no campo “Disk size”, a quantidade de memória RAM que deseja converter em disco virtual. Na versão gratuita, o tamanho máximo é de 4GB. Informando esse valor, basta pressionar o botão “Start RAMDisk” para que o novo drive seja criado (tela 1).

As demais guias melhoram a funcionalidade do programa. Se você trabalha num notebook, se cair a energia nada ocorrerá ao seu disco virtual. Contudo, num micro de mesa sem no-break, o conteúdo da memória virtual, assim como o que estiver na memória RAM, será perdido.

Na guia “Load and save”, você pode ajustar opções para que o programa grave no disco rígido uma cópia do conteúdo do disco virtual, quando o programa for desligado, por meio da opção “Save disk image on shutdown”, e que a mesma carregará para o disco quando o micro for ligado pela opção “Load disk image at startup” (tela 2)

Se o seu micro usa o Window de 32 bits e tem 4GB de memória RAM, usar 1GB como disco virtual é uma boa recomendação. Eu, por exemplo, uso o disco virtual como drive de trabalho para edição de vídeos e isso me poupa bastante tempo. Contudo, a melhor aplicação do programa vai depender do uso que você faz do micro.