Jornal Estado de Minas

Guia ajuda a escolher o gadget dos seus sonhos para o Natal

Bruno Silva

O movimentado mundo da tecnologia deve figurar, novamente, na lista de produtos mais procurados nas aquecidas vendas de fim de ano e vai puxar a fila de presentes mais pedidos ao Papai Noel. E o bom velhinho terá que reforçar o time para atender os pedidos via internet. Segundo estudo realizado pela eCRM123, empresa especializada na relação entre companhias e clientes em redes sociais, 28% dos consumidores pretendem comprar eletroeletrônicos de forma on-line – índice inferior ao comércio de roupas, objetos de desejo de 34% dos entrevistados. Completam a lista brinquedos (17%), bebidas e comidas (7%), livros (6%) e utensílios para a casa (3%).

Já nos Estados Unidos, os gadgets da Apple serão os favoritos. Segundo pesquisa divulgada pela Nielsen, o iPad é o produto mais cobiçado neste fim de ano até mesmo entre as crianças: 48% dos pequenos querem ganhar o tablet da maçã, que superou presentes mais tradicionais, como videogames. O lançamento Wii U, da Nintendo, é o segundo colocado da lista, com 39%. Completam o ranking mais três itens fabricados pela empresa de Tim Cook: o iPod Touch (36%), o iPad Mini (36%) e o iPhone (33%).

Entre pessoas com mais de 13 anos, a lista para o Papai Noel é mais variada no que diz respeito a marcas, mas o iPad continua no topo, como opção para 21% dos entrevistados. Em seguida vêm computadores (19%), tablets de outras marcas (18%), o Wii U (17%) e o iPhone (14%).
As smart TVs também começam a fazer a cabeça do consumidor norte-americano – 13% dos entrevistados têm interesse em comprá-la.

VARIEDADE Desktops, all-in-ones, smartphones, tablets, híbridos… A quantidade cada vez maior de tipos de dispositivos eletrônicos no mercado só aumenta a dúvida que surge nesta época do ano: qual deles devo comprar? E qual deles é o ideal para presentear um parente ou um amigo? Um bom jeito de começar é definir quais serão os usos do seu futuro aparelho.

“Primeiro, é preciso saber para que você quer utilizá-lo: se é apenas para usar a internet ou não, se vai rodar jogos, que precisam de capacidade de armazenamento maior… Mobilidade também é importante: se você não for sair de casa, às vezes, é melhor escolher um all-in-one, que tem as funcionalidades do notebook e muitas vezes vem com antena, servindo como mais uma televisão para a casa”, revela Nara Marques, gerente de Marketing da HP.

Outra dica interessante é, ao testar o produto na loja, realizar atividades que você normalmente faria com o computador no dia a dia. “Se você navega em páginas específicas, abra-as no equipamento. Se você gosta de ouvir música, teste os alto-falantes do computador ou do notebook. Quanto mais o consumidor avaliar o PC próximo do seu uso diário, maior a chance de ele acertar na compra”, explica Marcelo Fernandes, gerente da área de Marketing Cooperado da Intel.

A Intel aposta no ultrabook, o notebook superfino de alta performance e baixo consumo de energia que vem sendo promovido pela fabricante de processadores ao longo deste ano. “Ele liga mais rápido, tem mais tempo de bateria, sendo ideal para quem precisa de mobilidade. Ele atende todos os públicos: de quem não é familiarizado com tecnologia até o usuário mais aficionado, que baixa músicas, edita fotos e roda jogos no computador.”.