GENEBRA - O CERN, o laboratório europeu de pesquisas nucleares baseado na fronteira franco-suíça perto de Genebra, fará uma pausa em suas atividades de quase dois anos desde 14 de fevereiro, após a extraordinária descoberta em 2012 do bóson de Higgs.
Leia Mais
Quem somos nós? O bóson de Higgs, um pouco mais de espanto e vertigem Descoberta do bóson de Higgs gera piadas na internetConheça Peter, o físico brilhante e modesto que deu o nome ao bóson de HiggsO bóson de Higgs é partícula-chave para a física fundamental Descoberto novo fragmento que pode ser o bóson de Higgs, a 'partícula de Deus' Pais do 'Bosón de Higgs' recebem o prêmio Príncipe das Astúrias de CiênciaO LHC é o maior acelerador de partículas do mundo e foi inaugurado no fim de novembro de 2009. Foi construído no túnel subterrâneo circular (26,6 km de circunferência) de seu antecessor, o LEP (Large Electron Positron).
Durante dois anos não haverá colisão de partículas. No entanto, serão realizados trabalhos para renovar as instalações e preparar o LHC para um novo ciclo de exportação energética.
Nos últimos três anos, o LHC produziu "mais de 6 bilhões de colisões, e este resultado superou todas as expectativas", declarou Seteve Myers, diretor de aceleradores e de tecnologia do CERN.