O Congresso Mundial da Telefonia Móvel, inaugurado ontem em Barcelona por cinco dias, também recebe este ano uma multidão de outros agentes econômicos, para os quais o conceito de mobilidade vai além de um simples telefone. O Mobile World Congress (MWC) abre as portas oficialmente nesta segunda-feira, mas neste domingo já começaram as apresentações.
Leia Mais
Samsung apresentará em Barcelona novo tablet de 8 polegadasGuerra dos smartphones top de linha chega ao PaísA fundação Mozzila anunciou que lançará no próximo verão (boreal) telefones equipados com seu aguardado sistema de exploração 'open source' Firefox OS, com a ambição de se posicionar no terceiro lugar do mercado, atrás das plataformas iOS, da Apple, e Android, do Google.
Em 2012, a parte do mercado da Android foi de 68,4% e a da Apple, de 19,4%, segundo o gabinete Strategy Analytics.
Os 'smartphones', telefones que servem tanto para fazer ligações quanto para navegar na internet, estão revolucionando a forma como nos comunicamos e consumimos, despertando o apetite de outros setores econômicos.
Segundo o escritório Deloitte, pela primeira vez este ano o número de celulares inteligentes comercializados no mundo superará o bilhão de unidades.
Já o grupo sul-coreano Samsung Elecronics apresenta um novo tablet com tela de 8 polegadas (20 cm) para competir com o mini iPad, da Apple.
Mas, na opinião de Ian Frogg, analista da companhia IHS, este salão será de marcas menos conhecidas entre os fabricantes de celulares, "que tentarão fazer o maior barulho", mas também entre concorrentes do iOS e Android, como o Mozilla.