São Paulo – E eis que o convidado mais importante da nona edição da Digital Experience, evento da LG Eletronics do Brasil, deu bolo no público: o Nexus 4, smartphone da fabricante em parceria com o Google e principal lançamento do primeiro semestre de 2013, não apareceu. Segundo a fabricante, há “conversas próximas” com a gigante das buscas para trazer o celular ao Brasil, mas nada além disso foi anunciado.
Nos Estados Unidos, o aparelho esgotou a primeira remessa à venda em apenas uma hora e a expectativa por sua chegada é grande entre os consumidores brasileiros. A feira, realizada na última semana em São Paulo (SP), apresentou cerca de 375 produtos da marca. A maioria já é conhecida do público e traz apenas novas versões de software ou melhorias de recursos, como o home theater 9.1CH, com o conceito de som 3D, o magic remote, controle remoto sensível a gestos e voz, além da TV que permite jogos multiplayer.
O chamariz da vez ficou por conta das incríveis 84 polegadas da TV Ultra HD com tecnologia quatro vezes superior à Full HD, lançada em janeiro durante a Consumer Electronic Shows, feira de eletrônicos realizada em Las Vegas.
Pela primeira vez foi possível observar o televisor de pertinho no país. Questionado sobre a falta de conteúdo para essa geração de aparelhos, chamada 4K, Roberto Barboza, diretor de vendas de TV e áudio e vídeo da LG, disse que foi firmada parceria com uma grande rede de TV para produzir o material e será lançado um blu-ray capacitado à novidade. Além disso, o televisor vem equipado com um conversor de conteúdo. “A indústria lança o hardware e o mercado se encarrega do conteúdo”, justificou.
A primeira TV Oled do mercado brasileiro também deixou todos boquiabertos ao conferir sua espessura – apenas 4 mm. Segundo os executivos, ela estará disponível ao consumidor neste semestre, mas ainda não há preço sugerido.
Outro destaque foi o smartphone LG Optimus G, aparelho 4G de última geração, com uma câmera de 13MP e memória interna de 32GB. Além do mini system XBoom, um dos mais potentes do mercado, com 2 mil watts, e preço sugerido de R$ 2.999.
Pablo Vidal, diretor de Marketing da LG, ressaltou que a marca quer agregar funcionalidades “premium” e smart em toda a linha de produtos. Dentro dessa busca, ele citou os quatro pilares de tendências para 2013 seguidos pela fabricante. São eles: performance (mas sempre com design), o tamanho sempre importa, vida mais inteligente (smart) e 4G para estar sempre conectado.
Segundo Vidal, o design deve ser preocupação constante, inclusive, nos produtos de entrada. Ele anunciou que a LG abriu duas lojas próprias no Brasil – uma no Recife (PE) e outra em Porto Alegre (RS) – e pretende abrir outras oito até 2015. O diretor ressaltou que a LG foi a marca que mais cresceu no Brasil, passando do sétimo para o segundo lugar, atingindo a marca de 178% de crescimento em valor no ano passado. A expectativa é crescer 20% em 2013.
* A jornalista viajou a convite da LG
Na falta do Nexus 4, as atenções se voltaram para o LG Optimus G, compatível com a rede 4G do Brasil e com tecnologia NFC (sistema de comunicação, entre aparelhos, por proximidade). O aparelho tem tela de 4.7 polegadas com resolução de 1280x768 pixels e vem com processador Quad-Core 1.5 Ghz. Ele chegou ao Brasil neste mês e está sendo vendido por R$ 1.999.
Optimus Vu e a linha L
Concorrente direto do Galaxy Note, da Samsung, tem display de 5 polegadas e alia a experiência de tablet com a praticidade de um smartphone. Vem com caneta Stylus, que permite anotações na tela. A câmera é de 8MP, com flash. Já a linha Optimus L traz sete celulares, entre os aparelhos de base e os mais luxuosos. Em maio, deve ser lançado o F5, smartphone compatível com tecnologia 4G e equipado com o sistema operacional Android Jelly Bean 4.1.
Pocket Foto
Um acessório bastante interessante, que deve ser vendido no Brasil por cerca de R$ 1 mil, é a Pocket Photo, impressora instantânea de foto. O pequeno equipamento, compatível com dispositivos Android, faz a sincronização por bluetooth, USB ou NFC. A impressão é concluída em até 45 segundos.
TVs e monitores
Smart TV Cinema 3D
Tirando a TV ultra HD de 84” e o televisor Oled, que são equipamentos ainda fora do alcance do consumidor (inclusive porque é preciso fazer uma reforma na sala para caber a tela gigantesca), há a linha Smart TV Cinema 3D – sempre uma boa pedida. Com telas de até 60 polegadas, oferecem uma imagem de qualidade com conforto visual proporcionado por óculos leves e tecnologia tridimensional passiva. Há modelos diferentes de óculos, como o estilo aviador, para serem escolhidos. A maioria dos televisores têm wi-fi e entrada HDMI. O controle Magic Remote funciona por comando de voz e gestos. Com ele, é possível desenhar o número na tela e mudar o canal.
Áudio
Mini system Xboom
Os 2 mil watts de potência com duas caixas acústicas com efeitos de LED foram a aposta da empresa no mercado de áudio de alta potência. A função Smart DJ permite mesclar as músicas de forma automática. Em tempos de headphones e aparelhos portáteis, os R$ 3 mil cobrados pelo aparelho afugentam ainda mais os clientes.
Dock stations
Outra novidade, bem mais atrativa. O ND8520 tem um design interessante em forma de cubo, é compatível com a família Apple e tem potência de 80W. Como alternativa, há o ND5520, com potência menor, de 30W, mas compatível com sistemas Android, além do iOS. Para os dispositivos do Google, a reprodução é feita por Bluetooth ou cabo auxiliar não incluso. Nesse dock station é possível utilizar o smartphone como controle do som.
Linha branca
Acabamento em aço escovado, painéis touchscreen e promessa de lavadoras inteligentes. Toda a linha garante menos ruído e maior eficiência, o que representa economia de energia. Os refrigeradores agora são “door in door” (porta na porta), o que facilita o acesso a alimentos e bebidas favoritos. A função Smart diagnosis informa o diagnóstico de possíveis erros de manuseio por meio de um sinal sonoro que é transmitido aos especialistas do SAC LG por telefone. A previsão é de que os aparelhos sejam lançados no segundo semestre.
O trio de ultrabooks foi o grande destaque. O Z360 é o mais potente da série. Com tela de 13,3”, pesa 1,15 kg e tem espessura de 13,6mm. Sua inicialização atinge 6 segundos. Todos são equipados com Windows 8 e há teclas adicionais de atalho do sistema. Ainda não há previsão de chegada dos aparelhos ao Brasil.
Convertible PC H160
Mescla de tablet e notebook, também merece atenção. Com tela touchscreen de 11,6”, ele vem com um teclado acoplado. Valeu a intenção, mas digitar com o Convertible não é uma tarefa muito confortável.
Nos Estados Unidos, o aparelho esgotou a primeira remessa à venda em apenas uma hora e a expectativa por sua chegada é grande entre os consumidores brasileiros. A feira, realizada na última semana em São Paulo (SP), apresentou cerca de 375 produtos da marca. A maioria já é conhecida do público e traz apenas novas versões de software ou melhorias de recursos, como o home theater 9.1CH, com o conceito de som 3D, o magic remote, controle remoto sensível a gestos e voz, além da TV que permite jogos multiplayer.
O chamariz da vez ficou por conta das incríveis 84 polegadas da TV Ultra HD com tecnologia quatro vezes superior à Full HD, lançada em janeiro durante a Consumer Electronic Shows, feira de eletrônicos realizada em Las Vegas.
Pela primeira vez foi possível observar o televisor de pertinho no país. Questionado sobre a falta de conteúdo para essa geração de aparelhos, chamada 4K, Roberto Barboza, diretor de vendas de TV e áudio e vídeo da LG, disse que foi firmada parceria com uma grande rede de TV para produzir o material e será lançado um blu-ray capacitado à novidade. Além disso, o televisor vem equipado com um conversor de conteúdo. “A indústria lança o hardware e o mercado se encarrega do conteúdo”, justificou.
A primeira TV Oled do mercado brasileiro também deixou todos boquiabertos ao conferir sua espessura – apenas 4 mm. Segundo os executivos, ela estará disponível ao consumidor neste semestre, mas ainda não há preço sugerido.
Outro destaque foi o smartphone LG Optimus G, aparelho 4G de última geração, com uma câmera de 13MP e memória interna de 32GB. Além do mini system XBoom, um dos mais potentes do mercado, com 2 mil watts, e preço sugerido de R$ 2.999.
Pablo Vidal, diretor de Marketing da LG, ressaltou que a marca quer agregar funcionalidades “premium” e smart em toda a linha de produtos. Dentro dessa busca, ele citou os quatro pilares de tendências para 2013 seguidos pela fabricante. São eles: performance (mas sempre com design), o tamanho sempre importa, vida mais inteligente (smart) e 4G para estar sempre conectado.
Segundo Vidal, o design deve ser preocupação constante, inclusive, nos produtos de entrada. Ele anunciou que a LG abriu duas lojas próprias no Brasil – uma no Recife (PE) e outra em Porto Alegre (RS) – e pretende abrir outras oito até 2015. O diretor ressaltou que a LG foi a marca que mais cresceu no Brasil, passando do sétimo para o segundo lugar, atingindo a marca de 178% de crescimento em valor no ano passado. A expectativa é crescer 20% em 2013.
* A jornalista viajou a convite da LG
O QUE MAIS ROLOU
Confira os destaques da linha 2013 da LG que ficaram à disposição do público durante a Digital Experience:
Celulares
Na falta do Nexus 4, as atenções se voltaram para o LG Optimus G, compatível com a rede 4G do Brasil e com tecnologia NFC (sistema de comunicação, entre aparelhos, por proximidade). O aparelho tem tela de 4.7 polegadas com resolução de 1280x768 pixels e vem com processador Quad-Core 1.5 Ghz. Ele chegou ao Brasil neste mês e está sendo vendido por R$ 1.999.
Optimus Vu e a linha L
Concorrente direto do Galaxy Note, da Samsung, tem display de 5 polegadas e alia a experiência de tablet com a praticidade de um smartphone. Vem com caneta Stylus, que permite anotações na tela. A câmera é de 8MP, com flash. Já a linha Optimus L traz sete celulares, entre os aparelhos de base e os mais luxuosos. Em maio, deve ser lançado o F5, smartphone compatível com tecnologia 4G e equipado com o sistema operacional Android Jelly Bean 4.1.
Pocket Foto
Um acessório bastante interessante, que deve ser vendido no Brasil por cerca de R$ 1 mil, é a Pocket Photo, impressora instantânea de foto. O pequeno equipamento, compatível com dispositivos Android, faz a sincronização por bluetooth, USB ou NFC. A impressão é concluída em até 45 segundos.
TVs e monitores
Smart TV Cinema 3D
Tirando a TV ultra HD de 84” e o televisor Oled, que são equipamentos ainda fora do alcance do consumidor (inclusive porque é preciso fazer uma reforma na sala para caber a tela gigantesca), há a linha Smart TV Cinema 3D – sempre uma boa pedida. Com telas de até 60 polegadas, oferecem uma imagem de qualidade com conforto visual proporcionado por óculos leves e tecnologia tridimensional passiva. Há modelos diferentes de óculos, como o estilo aviador, para serem escolhidos. A maioria dos televisores têm wi-fi e entrada HDMI. O controle Magic Remote funciona por comando de voz e gestos. Com ele, é possível desenhar o número na tela e mudar o canal.
Áudio
Mini system Xboom
Os 2 mil watts de potência com duas caixas acústicas com efeitos de LED foram a aposta da empresa no mercado de áudio de alta potência. A função Smart DJ permite mesclar as músicas de forma automática. Em tempos de headphones e aparelhos portáteis, os R$ 3 mil cobrados pelo aparelho afugentam ainda mais os clientes.
Dock stations
Outra novidade, bem mais atrativa. O ND8520 tem um design interessante em forma de cubo, é compatível com a família Apple e tem potência de 80W. Como alternativa, há o ND5520, com potência menor, de 30W, mas compatível com sistemas Android, além do iOS. Para os dispositivos do Google, a reprodução é feita por Bluetooth ou cabo auxiliar não incluso. Nesse dock station é possível utilizar o smartphone como controle do som.
Linha branca
Acabamento em aço escovado, painéis touchscreen e promessa de lavadoras inteligentes. Toda a linha garante menos ruído e maior eficiência, o que representa economia de energia. Os refrigeradores agora são “door in door” (porta na porta), o que facilita o acesso a alimentos e bebidas favoritos. A função Smart diagnosis informa o diagnóstico de possíveis erros de manuseio por meio de um sinal sonoro que é transmitido aos especialistas do SAC LG por telefone. A previsão é de que os aparelhos sejam lançados no segundo semestre.
Notebooks, ultrabooks e PCs
O trio de ultrabooks foi o grande destaque. O Z360 é o mais potente da série. Com tela de 13,3”, pesa 1,15 kg e tem espessura de 13,6mm. Sua inicialização atinge 6 segundos. Todos são equipados com Windows 8 e há teclas adicionais de atalho do sistema. Ainda não há previsão de chegada dos aparelhos ao Brasil.
Convertible PC H160
Mescla de tablet e notebook, também merece atenção. Com tela touchscreen de 11,6”, ele vem com um teclado acoplado. Valeu a intenção, mas digitar com o Convertible não é uma tarefa muito confortável.