REDMOND, Estados Unidos - A Microsoft lançou nesta terça-feira a ansiosamente aguardada nova geração do console de videogames Xbox One, enaltecido como uma plataforma de entretenimento doméstico, que vai além do jogo.
Mattrick explicou que o hardware turbinado é alimentado com um programa de computador que permite trocar instantaneamente as funções game, TV e navegação da internet. O programa de telefonia na web Skype também foi integrado para chamadas de vídeo online.
Acessórios de som e movimento Kinect instalados nos consoles reconhecerão os usuários e responderão instantaneamente a comandos de voz, informaram os executivos da Microsoft.
"Este é o começo de uma nova geração de games e de entretenimento, e de uma nova geração de TVs inteligentes", disse o executivo da unidade de entretenimento da Microsoft, Yusuf Mehdi.
A Microsoft brincou com os fãs de Xbox, ao exibir amostras de jogos de sucesso, como "Call of Duty Ghosts" e "FIFA", feitos sob medida para os novos consoles.
A idolatrada franquia de ficção científica "Halo" foi usada para demonstrar a integração entre televisão e videogames no Xbox One.
O famoso cineasta Steven Spielberg assumiu a produção de uma série de televisão baseada no popular jogo de tiro, em parceria com a empresa desenvolvedora de videogames 343 Studio.
"Para mim, o universo de 'Halo' é uma oportunidade assombrosa de ser a interseção onde a tecnologia e a construção de mitos se unem para criar algo realmente excitante", disse Spielberg, em um fragmento de vídeo exibido durante coletiva à imprensa na sede da Microsoft, em Redmond, Washington.
Os consoles Xbox One serão lançados no final deste ano, segundo Mattrick, que não revelou detalhes sobre o preço.
A Microsoft vendeu cerca de 77 milhões de consoles Xbox 360 desde que o videogame chegou ao mercado, no final de 2005. A rival Sony vendeu quase a mesma quantidade de consoles PlayStation 3.
Enquanto isso, a Nintendo sozinha vendeu quase 100 milhões de consoles Wii, que se tornaram um sucesso devido aos inovadores controles com sensores de movimento, após seu lançamento em 2006.
No entanto, a demanda pelos recém-lançados consoles Wii U, da Nintendo, tem desapontado.
A Sony anunciou o lançamento de uma nova geração do PlayStation 4 em fevereiro, mas falou de forma ambígua sobre o equipamento, abrindo espaço para a imaginação.
Na segunda-feira, a Sony lançou um vídeo no YouTube sobre seus planos de apresentar o PS4 no dia 10 de junho em Los Angeles, na noite anterior ao lançamento oficial do E3.
O PS4, que também chegará ao mercado no final deste ano, sucederá os consoles PlayStation 3, que estrearam no final de 2006.