Ilustrando os dizeres “só o amor constrói” está a imagem do professor Júlio Pessoa, coordenador do curso de cinema e moda do Centro Universitário UNA, beijando o também professor Marco Aurélio Máximo Prado, do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. O post no Facebook circulou pela rede por meio do compartilhamento de cerca de 1 mil usuários e tomou conta de um fim de semana inteiro no site. A campanha “Beijos contra a intolerância” (unasecontraahomofobia.blogspot.com.br), idealizada por Pessoa com o apoio da instituição de ensino, começou pela necessidade de se contrapor a uma onda de conservadorismo observada por ele na sociedade. “Havia muitas pessoas insatisfeitas que se uniram à causa”, conta. O professor reuniu amigos e fez uma sessão de fotos de beijos e manifestações de carinhos contra a homofobia, mas mais que isso: a favor do amor! Na primeira sessão compareceram cerca de 200 pessoas e na segunda 600. “Tinha uma vovó que foi com a neta lésbica”, lembra Pessoa.
No post oficial da universidade foram 140 curtidas, 41 compartilhamentos e oito comentários negativos, contra 29 positivos. Fora desse meio, as cem imagens produzidas viraram exemplos e se replicaram em versões pessoais no site. “As redes sociais têm o poder de filtro. Permitem que ideias ganhem corpo, mas uma proposta não se torna viral se já não existir um coro”, explica o professor. Para ele, as mídias alternativas, como as redes sociais, garantem o recrudescimento das liberdades conquistadas pela sociedade.
ENGAJAMENTO NA REDE
Retratos da real beleza
» A campanha da Dove – que até inspirou matéria do Estado de Minas (https://bit.ly/115YjDX) – alcançou 34 milhões de visualizações no canal oficial da empresa no YouTube, se tornando a mais vista da história do site. A marca propôs a algumas mulheres que se descrevessem para um retratista. Depois, outra pessoa a descreveria. A diferença no resultados dos retratos falados mostrou que as mulheres se enxergam menos bonitas do que realmente são. A página da empresa no Facebook tem 14 milhões de fiéis seguidoras.
https://bit.ly/157X09Z
“Briga” pela cliente
» “Posso dizer que gosto muito de chocolate quando sigo @KITKAT e @Oreo ao mesmo tempo”. O tuíte de Laura Ellen foi vislumbrado como uma excelente oportunidade de marketing pela Kit Kat. A empresa lançou no microblog: “A disputa pelo carinho da @Laura_ellenxx começou. @Oreo, sua vez...”, chamando a concorrente para uma partida de jogo da velha. A Oreo não perdeu tempo e “comeu” as barras de Kit Kat que formavam o X do game, acompanhada da mensagem “Desculpa, não resistimos”. A interação virou febre no mundo todo.
Sinceridade que conquista
» O americano Richard Neil um dia resolveu dizer certas verdades para a Bodyform, empresa de absorventes femininos. Na fan page da marca ele disse que se sentia enganado durante anos ao ver comerciais que mostravam mulheres sorrindo durante o período da menstruação. Segundo ele, a namorada virava um monstro. A empresa então gravou um vídeo espetacular com a diretora- executiva da empresa. “Chegou a hora de esclarecermos tudo. Mentimos para você e quero pedir desculpas”, dizia. A diretora narra uma série de argumentos, de forma engraçada, explicando que as imagens de mulheres patinando e andando de bike eram metáforas e que alguns homens não sabiam lidar com a verdade de que não existe menstruação feliz.
https://bit.ly/TkeCcN