SÃO FRANCISCO - A gigante da informática norte-americana Apple apresentou nesta segunda-feira seu serviço de música em streaming, iTunes Radio, que tentará competir com operadores como Pandora ou Spotify.
O serviço de rádio gratuito via internet reunirá até 200 estações e "um incrível catálogo de música da iTunes Store", afirmou a Apple em um comunicado durante a abertura de sua coletiva anual de desenvolvedores em São Francisco, Califórnia.
O serviço gratuito de música, financiado com publicidade, cujo lançamento está previsto para o final deste ano, "oferece aos fãs da música acesso a milhares de canções novas a cada semana, além de proporcionar música exclusiva de artistas novos e populares antes de que estejam em qualquer outro meio", disse a empresa.
O serviço será integrado ao programa de software do assistente pessoal de voz Siri da Apple, pelo qual os usuários poderiam descobrir "quem canta essa música" ou solicitar ao programa para "tocar mais canções como esta".
"O iTunes Radio é uma forma incrível de escutar estações de rádio personalizadas que foram criadas só para você", disse Eddy Cue, vice-presidente sênior de software e serviços de internet da Apple.
"É a música que você mais gosta e a música que você vai gostar e pode ser comprada facilmente na loja da iTunes com apenas um clique".