De acordo com os últimos dados da empresa de análise de dispositivos móveis Flurry, o preço médio do aplicativo caiu significativamente ao longo dos últimos quatro anos, enquanto o número de títulos gratuitos e financiados através de publicidade está crescendo.
A pesquisa mostra que, em vez de cobrar por um aplicativo premium, nos últimos anos os desenvolvedores de aplicativos têm baixado constantemente os preços de seus títulos, até o ponto em que muitos deles acabam sendo oferecidos até gratuitamente ou com suporte de anúncios publicitários.
Em 2010, 84% dos aplicativos de duas principais plataformas de smartphones eram gratuitos ou custeados por publicidade. Apesar de uma pequena oscilação em 2012, quando o número caiu rapidamente para 80%, desde abril de 2013 calcula-se que 90% dos aplicativos sejam gratuitos.
No entanto, isso significa que 10% de todos os aplicativos são cobrados. Os títulos otimizados para iPad, por exemplo, são os mais caros, com um preço médio de US$ 0,50. Seguido pelos aplicativos para iPhone / iPod touch (com preço médio de US$ 0,19). Os aplicativos usados em dispositivos Android são os mais baratos, com preço médio de apenas US$ 0,06.
A Flurry também observou que uma quantidade de desenvolvedores de aplicativos (não todos eles) usou ferramentas de teste de preços para ver como os usuários responderiam aos títulos quando fossem oferecidos a diferentes valores. A pesquisa mostra que 84% dos aplicativos que foram testados chegaram aos consumidores gratuitamente.
Tudo isso leva a concluir que o preço médio dos aplicativos continuará a cair, à medida que os desenvolvedores procurarem receitas geradas com publicidade. E seguindo esse modelo, os games podem chegar a um momento em que os jogadores terão todos eles disponíveis de graça.
Portanto, se você gosta de aplicativos, mas odeia aqueles anúncios pulando na tela, se certifique de que as restrições e configurações de seu smartphone ou tablet estejam em dia. Além disso nunca baixe um aplicativo que pede permissão para compartilhamento de informações, como a sua localização por exemplo, ou que exija determinados tipos de acesso, como à sua agenda de contatos ou à câmera. A menos, é claro, que você esteja completamente seguro de que o título é confiável e que é um aplicativo que realmente precisa desse nível de permissão para funcionar corretamente.
A pesquisa mostra que, em vez de cobrar por um aplicativo premium, nos últimos anos os desenvolvedores de aplicativos têm baixado constantemente os preços de seus títulos, até o ponto em que muitos deles acabam sendo oferecidos até gratuitamente ou com suporte de anúncios publicitários.
Em 2010, 84% dos aplicativos de duas principais plataformas de smartphones eram gratuitos ou custeados por publicidade. Apesar de uma pequena oscilação em 2012, quando o número caiu rapidamente para 80%, desde abril de 2013 calcula-se que 90% dos aplicativos sejam gratuitos.
No entanto, isso significa que 10% de todos os aplicativos são cobrados. Os títulos otimizados para iPad, por exemplo, são os mais caros, com um preço médio de US$ 0,50. Seguido pelos aplicativos para iPhone / iPod touch (com preço médio de US$ 0,19). Os aplicativos usados em dispositivos Android são os mais baratos, com preço médio de apenas US$ 0,06.
A Flurry também observou que uma quantidade de desenvolvedores de aplicativos (não todos eles) usou ferramentas de teste de preços para ver como os usuários responderiam aos títulos quando fossem oferecidos a diferentes valores. A pesquisa mostra que 84% dos aplicativos que foram testados chegaram aos consumidores gratuitamente.
Tudo isso leva a concluir que o preço médio dos aplicativos continuará a cair, à medida que os desenvolvedores procurarem receitas geradas com publicidade. E seguindo esse modelo, os games podem chegar a um momento em que os jogadores terão todos eles disponíveis de graça.
Portanto, se você gosta de aplicativos, mas odeia aqueles anúncios pulando na tela, se certifique de que as restrições e configurações de seu smartphone ou tablet estejam em dia. Além disso nunca baixe um aplicativo que pede permissão para compartilhamento de informações, como a sua localização por exemplo, ou que exija determinados tipos de acesso, como à sua agenda de contatos ou à câmera. A menos, é claro, que você esteja completamente seguro de que o título é confiável e que é um aplicativo que realmente precisa desse nível de permissão para funcionar corretamente.