No entanto, desde 2010, houve um boom de aplicativos, em particular os títulos que são de graça. De acordo com o levantamento, 35% dos usuários afirmam baixar aplicativos gratuitos a partir do site, acima dos 24% de 2010, enquanto 18% dizem que também compram aplicativos (comparado aos 12% em 2010).
Leia Mais
Andorid passa a Apple e disponibiliza um milhão de aplicativos, mas nem todos são segurosApple deve lançar novos produtos ainda este anoApple TV pode ter tecnologia Ultra HDApple desenvolve tecnologia de controle gestualApple ganha patente para sistema touch em carrosGoogle lança versão para Android do aplicativo 'Find my Phone'Aplicativo permite que usuários tirem 20 fotos por segundoPreço médio do aplicativo está cada vez mais baratoContudo, ao mesmo tempo, o percentual de usuários que fazem download pago de aplicativos está diminuindo, 69% deles, em 2013, dizem ter baixado títulos premium, em comparação com 72% em 2012.
Os resultados parecem confirmar os de um relatório recente da Flurry Analytics de 18 de julho, que afirma que os desenvolvedores de aplicativos para smartphones e tablets estão se distanciando de aplicativos pagos para usar os que têm suporte de publicidade como um meio de construir seu espaço no mercado e adquirir popularidade.
Em 2010, 84% dos aplicativos através do Android e plataformas iOS da Apple eram gratuitos ou utilizavam a publicidade para cobrir os custos e, apesar de uma pequena oscilação em 2012, quando os números caíram rapidamente para 80%, a partir de abril deste ano, 90% de todos os aplicativos são oferecidos de graça.
No entanto, isso significa que 10% de todos os aplicativos não são gratuitos e desse grupo, os títulos otimizados para iPad são os mais caros (a um preço médio de US$ 0,50), seguidos pelos aplicativos para iPhone / iPod Touch (com preço médio de US$ 0,19). Os apps para dispositivos com sistema Android (a um preço médio de US$ 0,06) são os mais baratos.
No estudo do NPD, o jogo parece ser a categoria de aplicativo mais popular, 81% dos proprietários de dispositivos da Apple nos EUA afirmam ter baixado um jogo gratuito, enquanto em segundo lugar, 70% dos usuários dizem que instalaram um aplicativo de rede social também gratuito.