Os smartphones equipados com o sistema operacional Android do Google aumentaram sua participação no mercado global, enquanto os iPhones perderam terreno pela ausência de novos modelos de dispositivos da Apple, informou nesta semana a empresa especializada International Data Corporation (IDC).
A participação do Android no mercado dos smartphones cresceu a 79,3% no segundo trimestre, enquanto a do iPhone caiu a 13,2% desde 16,6% no mesmo período do ano passado, segundo a IDC.
"A queda dos iOS no segundo trimestre está alinhada com o caráter cíclico do iPhone", disse o encarregado da equipe de pesquisa sobre celulares da IDC, Ramón Llamas.
"Sem o lançamento de um produto novo desde a estreia do iPhone 5 há cerca de um ano, a parcela de mercado da Apple ficou vulnerável ao lançamento de produtos por parte da concorrência", explicou.
A empresa informou que 187 milhões de celulares com o sistema Android foram expedidos no segundo trimestre contra 31,2 milhões de iPhones.
Os aparelhos com o sistema operacional da Microsoft - o Windows Phone - foram os que registraram o maior salto, alcançando 3,7% do mercado e reforçando desta forma seu terceiro lugar, segundo a IDC.