Você sabe o que é um glitch? Trata-se de um termo técnico usado na informática para determinar alguma falha em um sistema. Ele é caracterizado por uma pequena alteração indesejada no resultado das instruções programadas, o que causa um breve desvio – no caso do games, pode ser tanto gráfico quanto mecânico. E esse foi o problema que levou GTA ao sucesso.
“Produzir um divertido, viciante e rápido jogo de corrida e batida de carros multiplayer.” Essa proposição foi tirada do documento original de design da versão 1.05 do game Race n’ chase, desenvolvido pela DMA Design, em 22 de março de 1995. A proposta era colocar players nos papéis de carros da polícia e de ladrões, onde o primeiro tinha que alcançar o segundo para vencer, enquanto o objetivo dos ladrões era escapar. Ele seria ambientado em Nova York, Veneza e Miami. Na fase de testes, vários jogadores observaram um glitch que fazia com que, quando os policiais alcançassem os trangressores, em vez de parar ao lado do carro, os vigilantes começavam a bater desenfreadamente neles, causando um caos absoluto.
O erro foi um sucesso entre os jogadores, que passaram a deixar de cumprir os objetivos para começar a dirigir loucamente pelo ambiente isométrico, explorando a falha da inteligência artificial. Isso fez com que a DMA Design (atual Rockstar) abandonasse o projeto do jogo e começasse um novo, com a premissa que agradou tanto os jogadores, intitulado Grand theft auto.
Três jogos sucederam o primeiro título – GTA: London 1969, GTA: London 1961 e GTA II –, e foi no lançamento de GTA III , em 2001 (ano de grandes lançamentos como Max Payne e Ico), quando o mundo aberto passou para as três dimensões, reformulando o gênero por seu caráter que agradava tanto os players que preferiam não seguir as missões principais, quanto os que se sentiam imersos em uma atmosfera semelhante à obra Os bons companheiros, de Martin Scorsese.
Assim, a mecânica de jogo em três dimensões abriu os horizontes não explorados pelas versões anteriores, fazendo com que o conceito apresentado pelos GTAs anteriores fosse aprimorado. Diferentemente dos predecessores, a partir dos gráficos poligonais em 3D, o desenvolvedor passou a ter mais opções, principalmente na jogabilidade. Foi esse passo à frente tomado por GTA III, que não apresentava os melhores gráficos, mas em detalhes e na mecânica de game tornou o game ainda mais real, o que passou a ser inspiração a muitos outros títulos de mundo aberto, disseminando o gênero na indústria.