As vendas de "Grand Theft Auto V", a última versão do violento videogame, superou nesta quarta-feira os US$ 800 milhões, em seu primeiro dia de vendas, anunciou nesta quarta-feira a Take-Two Interactive Software. Proprietária da marca Rockstar Games, a Take-Two informou que trata-se do valor "mais elevado já obtido por um game da empresa e da série Grand Theft Auto". Grand Theft Auto IV" arrecadou o valor recorde de US$ 500 milhões uma semana após seu lançamento, em abril de 2008.
Leia Mais
'GTA V', o jogo mais esperado do ano, chega às lojasGTA V vem com legendas em português e tem três protagonistasFalha foi problema que levou GTA ao sucesso Desenvolvedores e especialistas concordam que os games não têm culpa da violência'GTA V' supera US$ 1 bi em vendasNo total, a série que coloca os jogadores nos papéis de bandidos que precisam trapacear e matar para vencer já vendeu 114 milhões de exemplares. A franquia Grand Theft Auto acumulou mais de 125 milhões de unidades vendidas em diversas plataformas, um recorde indubitável. Esse número inclui jogos que percorreram três gerações de consoles caseiros e uma de portáteis. Foi assim com San Andreas, o game para Playstation 2 mais vendido na história – 20 milhões –, e com Liberty city stories, o maior título de PSP. Além dessas obras servirem como catalisadores de discussões sobre os limites na indústria, GTA foi responsável por influências estéticas em softwares atuais e, principalmente, um divisor de águas nas propostas e nas mecânicas de jogo.
Com o lançamento do 14º Grand Theft Auto – terça-feira foi lançado para a América do Norte e hoje chega ao Brasil –, ressurge a discussão sobre a violência utilizada como forma de narrativa nos videogames e evidencia ainda mais as opiniões divididas da comunidade de jogadores, políticos, especialistas e dos próprios desenvolvedores. Pesquisa recente feita nos Estados Unidos – onde se concentra o maior público desses jogos – mostra que não há evidências de comportamentos violentos entre os jovens que jogaram esse tipo de game.
A Rockstar Games, com sede em Nova York, precisou de cinco anos para desenvolver a nova edição do GTA, com um orçamento estimado em US$ 270 milhões, o equivalente a algumas gigantescas produções de Hollywood.