Os grupos de informática Microsoft, Yahoo! e AOL anunciaram nesta terça-feira sua intenção de trabalhar juntos no desenvolvimento de especificações técnicas comuns para a venda automática de publicidade na Internet.
Mais de 50% dos espaços de publicidade online ainda são comercializados de forma manual. Automatizar a venda seria "o início do processo para simplificar o sistema e transferir mais receitas (publicitárias) da televisão para a Internet", disse Seth Demsey, responsável por produtos publicitários da AOL, em um comunicado.
Os três grupos querem estabelecer normas comuns "nos próximos meses". Eles também convidaram outros atores do setor a se unir à iniciativa. O mercado da publicidade online é dominado pelo Google, que não faz parte do projeto.
Há uma grande expectativa sobre os vídeos publicitários na internet, com os quais os gastos podem superar os 10 bilhões de dólares em 2016, uma cifra menor para os Estados Unidos, considerou o banco de investimento norte-americano Jefferies em um estudo recente.
A AOL ilustrou esta tendência no começo de agosto quando anunciou sua intenção de comprar por US$ 405 milhões a empresa de tecnologia Adap.tv, especializada na publicidade de vídeo.