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Estado de Minas

Australianos criam carro que freia se o motorista se distrai

O protótipo, que não tem objetivo comercial, quer contribuir para a investigação sobre segurança automotiva


postado em 25/09/2013 12:52 / atualizado em 25/09/2013 13:05

 O sistema do carro analisa dados como a frequência do piscar de olhos, a duração do olhar para um ponto preciso, a inclinação do pescoço e o nível da atividade cerebral do motorista (foto: AFP PHOTO / ROYAL AUTOMOBILE CLUB OF WESTERN AUSTRALIA )
O sistema do carro analisa dados como a frequência do piscar de olhos, a duração do olhar para um ponto preciso, a inclinação do pescoço e o nível da atividade cerebral do motorista (foto: AFP PHOTO / ROYAL AUTOMOBILE CLUB OF WESTERN AUSTRALIA )

SYDNEY - Pesquisadores australianos apresentaram nesta quarta-feira um protótipo de carro que freia se os sensores situados na cabeça do motorista detectarem que está distraído.

O acelerador do veículo recebe ordens de um capacete com 14 sensores que medem o tipo e a quantidade de atividade cerebral e podem determinar seu nível de concentração, explicou Geoffrey Mackellar, um pesquisador de neuromecânica Emotiv.

Durante os testes do sistema, os cientistas pediram aos motoristas que falassem ao celular, trocassem a emissora de rádio, bebessem água ou olhassem um mapa para poder medir sua atividade cerebral durante essas ações.

Os motoristas também tiveram de dirigir a 15 km/h para medir sua atividade cerebral quando não estão realizando outras atividades.

(foto: AFP PHOTO / ROYAL AUTOMOBILE CLUB OF WESTERN AUSTRALIA)
(foto: AFP PHOTO / ROYAL AUTOMOBILE CLUB OF WESTERN AUSTRALIA)

O protótipo, encomendado pelo Real Automóvel Club do estado da Austrália Ocidental, utiliza programas que permitem que acelere quando o motorista está atento e freiem quando está distraído, segundo Emad Tahtouh, da companhia eletrônica FINCH.

O sistema analisa dados como a frequência do piscar de olhos, a duração do olhar para um ponto preciso, a inclinação do pescoço e o nível da atividade cerebral quando o motorista está realizando alguma das ações descritas.

Quando o carro detecta uma queda da atenção do motorista, freia, e volta a acelerar quando ele retoma a atenção.

O protótipo, que não tem um objetivo comercial, quer contribuir para a investigação no campo da segurança rodoviária.


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