“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar.” A frase de Sun Tzu, autor da consagrada obra A arte da guerra, ilustra a atual atmosfera do mercado de eletrônicos no Brasil. Considerado por muito tempo um dos principais dispositivos dos domicílios — e também uma das melhores inovações tecnológicas da atualidade —, o desktop está perdendo espaço no mercado e na casa dos consumidores. De acordo com a consultoria IDC, estima-se que, em 2014, a venda de computadores de mesa terá queda de 14%.
Quem puxa esses números para baixo são os notebooks. Em 2010, o computador de mesa estava presente em 67,4% das moradias. Hoje, perdeu a hegemonia para o laptop, que está em 55,6% dos lares, segundo estudo da CVA Solutions, empresa de consultoria.
Outros números apontam para uma disputa ainda mais intensa envolvendo outros aparelhos. O tablet é o produto em maior ascensão no varejo — e deve ter um crescimento de 25% nas vendas do ano que vem, segundo o IDC —, assim como os híbridos, que misturam funções de notebooks e pranchetas eletrônicas.
Empresas de tecnologia parecem que seguiram os conselhos de Sun Tzu e souberam esperar. Algumas conseguem superar a crise dos desktops com bons notebooks, tablets e híbridos. Resta agora a luta por um lugar nobre: a sua casa.