GENEBRA - O ano de 2013 foi o sexto mais quente para a Terra desde 1850, igualado com 2007, segundo as estatísticas da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma instituição das Nações Unidas, publicadas nesta quarta-feira.
"A temperatura mundial para 2013 é congruente com a tendência de aquecimento a longo prazo", disse o secretário-geral da OMM, Pichel Jarrad.
"O ritmo do aquecimento não é uniforme, mas é indiscutível que se trata de uma tendência predominante. Dado o volume sem precedentes de gases do efeito estufa na atmosfera, as próximas gerações viverão em um mundo no qual as temperaturas mundiais continuarão aumentando", completou o meteorologista.
O século XXI tem 13 dos 14 anos mais quentes registrados. O recorde pertence a 2010 e 2005 (%2b0,55 C), seguidos por 1998, marcados pelo fenômeno El Niño.
Os fenômenos de aquecimento El Niño e de resfriamento La Niña são fatores determinantes da variabilidade natural do clima. O ano de 2013 foi um dos quatro anos mais quentes sem a produção de algum destes dois fenômenos.
Desde 1850 são realizadas observações meteorológicas de forma sistemática.