Shirley Pacelli*
Cancún – O evento foi no México, mas só deu Brasil durante o Samsung Latin Forum 2014, encontro em que a empresa apresenta as novidades para a América Latina, realizado no dia 5. A marca sul-coreana (re)apresentou uma gama de produtos – de geladeira a tablets – , mas os holofotes brilharam mesmo para as TVs UHD (ultra high-definition) curvas, com recursos especiais, uma tentação para curtir a Copa do Mundo. A estratégia da fabricante para vender os televisores com a tecnologia conhecida como 4K (3.840 x 2.160 pixels), com resolução quatro vezes maior que a HD, é o conteúdo. A fabricante fechou parceria com o canal esportivo ESPN para mostrar mais informações sobre o jogo – afinal, são nove seleções da América Latina no Mundial. Além disso, Fox e Paramount integram o time de parceiros para a exibição de filmes com resolução 4K. A segunda temporada de House of cards, do Netflix, será apresentada nesse formato. Um processo conhecido como up-scaling também converte conteúdos em HD e Full HD para uma qualidade próxima da UHD.
Na ocasião, a UHD TV curva de 105” foi apresentada, pela primeira vez, na América Latina. De acordo com Arturo Juárez, gerente sênior de marketing para áudio e vídeo no México, mais do que design, o formato permite melhor experiência visual, proporcionando um raio de visão mais amplo. Com a curva – de raio de 4,2 mil metros – em qualquer posição os telespectadores conseguem assistir à programação de forma confortável. Realmente, ao comparar as imagens de uma TV plana com a curva, comprova-se a maior imersão provocada pela novidade.
No encontro também foram colocados em exposição modelos curvos da série HU9000, de 65” e 78”, apresentados na Consumer Eletronic Shows em janeiro. Juárez destacou que os novos televisores serão compatíveis com todos os padrões existentes futuramente por meio do evolution kit, que armazena externamente o “cérebro da TV” para atualizá-lo com as últimas funcionalidades que surgirem da fabricante. Além disso, elas são equipadas com Quad Core Plus, processador duas vezes mais rápido que os anteriores, que permite, por exemplo, a ligação instantânea do aparelho. Os modelos devem chegar ao Brasil em maio, salvo o de 105”, ainda não confirmado. Ainda não foram divulgados valores. Os televisores UHD já vendidos pela fabricante no país, como o S9, de 85”, e o F9000, com 55” e 65”, não custam menos de R$ 13 mil.
DÁ-LHE GOL
Se no ano passado a fabricante lançou em toda a sua linha de TVs a Função Futebol, este foi o ano de retocar a obra. Um botão no controle remoto trazia funções especiais, como cores mais vívidas e realce do som da torcida. Além disso, era possível gravar a partida e compartilhar comentários nas redes sociais. A função foi aperfeiçoada e ganhou novos recursos, exclusivos para a América Latina. O mais interessante deles é o “melhores lances”, que identifica automaticamente os momentos mais importantes da partida e faz a gravação em trechos de 20 segundos. O usuário pode rever as imagens sem depender do replay da emissora, mas é preciso um HD externo para armazenar o material.
Já com o “Zoom”, os telespectadores poderão reivindicar – com razão – aquele pênalti não dado pelo juiz, ao conferir que a bola bateu na mão do adversário na pequena área. A ferramenta aproxima a imagem da tela. O “Replay Picture in Picture” permite visualizar lances especiais enquanto a bola rola em outra tela, no canto do visor. Toda a linha de Smart TVs 2014 também trará embutida a plataforma Painel Futebol, onde será possível acompanhar estatísticas, escalações, resultados e notícias de até seis times.
* A jornalista viajou a convite da Samsung
JÁ NO BRASIL
TV nova para a Copa
Com investimento pesado em qualidade de imagem e conectividade, as telas gigantes saltam aos olhos dos torcedores. O Informátic@ fez uma seleção de 3 TVs de última geração disponíveis no mercado:
DesignLine
» Suas 55 polegadas são formadas por uma única peça de vidro. Um conjunto de LEDs na lateral proporciona um efeito especial de iluminação. A tela tem espessura de 2 centímetros.
» Preço sugerido: R$ 9.999
philips.com.br
TV OLED Curva 55” – EA9800
» Tem apenas 4mm de espessura e pesa 16,4kg. Tela curvilínea tem tecnologia que diminui borrões e melhora contraste. A base é transparente e a parte traseira é feita de fibra de carbono. É 3D.
» Preço sugerido: R$ 24.999
lge.com
X905
» TV 4K, com 87cm de altura e 53kg. Traz quatro portas HDMI e três portas USB. Permite conexão via Wi-Fi e com outros aparelhos da marca por meio do NFC.
» Preço sugerido: R$ 16.999 (65”) e R$ 12.999 (55”)
sony.com.br
Times em campo
Não é só a Samsung que está de olho no faturamento da venda de televisores para a Copa. A competição entre as TVs da nova geração está acirrada. A LG já oferece ao mercado brasileiro a TV Ultra HD LA9700 65”, com tecnologia Nano Full LED, que combina pontos de iluminação por todo painel, o que otimiza a luminosidade e proporciona contraste e melhor qualidade de imagem. O áudio conta com um sistema de som de 4.1 canais integrado. Além da oferta de aplicativos, a usabilidade intuitiva é garantida com o controle que funciona como mouse e é comandando por voz e gestos.
A LG fez uma parceria com a Netflix para oferecer conteúdo por streaming em 4K. O televisor ainda tem preço bastante salgado: R$ 24.999. Também na onda das telas curvas como a Samsung, a LG oferece a TV OLED Curva 55” – EA9800. Com apenas 4mm de espessura, mais fina que um smartphone, o aparelho promete uma experiência mais imersiva ao assistir à programação. Além de tudo, é 3D. O preço do brinquedinho também é alto: R$ 24.999.
A Sony oferece a linha X905, apresentada como a TV oficial da Copa. Há o modelo de 55” (R$ 12.999) e o de 65” (R$ 16.999), com preços mais em conta que a concorrente. A linha conta com painel LED 4K, com processador X-Reality PRO e tecnologia Triluminos, que reproduzem imagens em sua forma mais fiel. Para quem não quer desembolsar uma fortuna, mas não abre mão das telas gigantes, há as TVs Full HD da linha R555, que são um pouco mais em conta. Estão disponíveis modelos de 60” (R$ 6.999) e 70” (R$ 10.999).
A conectividade é o conceito mais atraente ao consumidor da marca. A plataforma Sony Entertainment Network tem cerca de 60 parceiros de conteúdo. Entre eles, Netflix e Crackle. Com Wi-Fi integrado, as TVs KDL-R55A permitem o acesso a redes sociais, além da conexão com outros dispositivos. Para tentar reproduzir a emoção dos estádios dentro de casa, o painel LED fino com resolução Full HD e tecnologia 3D reproduz cores mais vivas com alta qualidade de imagem. Já a tecnologia Motionflow XR 240Hz, exibe quatro vezes mais quadros por segundo do que os televisores convencionais.
A Philips, apesar de já ter lançado seus modelos 4K no exterior, ainda não os comercializa no Brasil. Ela aposta na DesignLine para a Copa – aparelho transparente e sem moldura, como uma “folha de vidro”. A TV ultrafina de 55”, que emite luzes pelas laterais do aparelho, projeta cores na parede de acordo com a imagem que está sendo exibida na tela. O amarelo da torcida canarinho acaba invadindo a sala. A folha de vidro frontal se apoia a uma tela de LED que é alimentada por um processador dual-core de alto desempenho. O perfect motion rate de 1.400Hz, garante nitidez dos movimentos enquanto os recursos micro dimming e local contrast ajudam a melhorar o contraste de cores. A TV está adaptada para suportar diversos aplicativos, que podem ser controlados pelos dispositivos móveis. O Wi-Fi Miracast, por exemplo, permite o espelhamento da tela, e o SimplyShare serve para compartilhar conteúdo multimídia. Um teclado QWERTY no controle remoto é uma ajuda e tanto. A TV também é equipada com a tecnologia 3D.