De dentro da barriga da mamãe Cidiléia, a pequena Laila já fazia coro à campanha de financiamento coletivo da Creche Tia Carminha, da comunidade Eliana Silva, em Belo Horizonte. Agora, com alguns meses de vida, ela será uma das crianças a estrear o novo berçário, que ficará pronto em breve graças ao resultado positivo de crowdfunding no site do Catarse (catarse.me/pt/crecheelianasilva). Laila, Davi, Everton e Ivan, além de outras 200 crianças, ganharam também uma biblioteca comunitária, que foi inaugurada recentemente. Com meta de R$ 40 mil, a comunidade conseguiu arrecadar cerca de R$ 51 mil, possibilitando a construção do espaço em um mês e meio.
A biblioteca tem mil livros de literatura, infantil e didático. A catalogação ainda será feita por voluntários. Já a creche vai garantir a independência econômica das mulheres da comunidade – formada em grande parte por mães solteiras. Garantindo um espaço seguro e de formação para seus filhos, elas poderão trabalhar mais tranquilas.
Verônica Gomes Olegário Leite, de 27 anos, mestranda em literatura na Universidade Federal de Minas Gerais, foi quem organizou a campanha junto a seis outros voluntários. A equipe preparou um calendário semanal para postar textos e imagem. Cineastas produziram os vídeos de divulgação do projeto, que alcançaram cerca de 7 mil visualizações no YouTube. Um grupo no Facebook foi criado especialmente para articular os voluntários antes de cada ação e o perfil oficial do Eliana Silva (https://on.fb.me/1eH7PhP) concentrou os anúncios. Uma grande rede se mobilizou. “Três a quatro pessoas ficavam por conta de promover na internet a iniciativa. Nos planejávamos em relação até do horário para garantir mais visualizações e compartilhamentos”, conta Verônica.
Os R$ 34 mil (R$ 6 mil ficaram para o Catarse) destinados à construção da creche bancarão só a obra, não a estrutura. Será realizada a edificação do primeiro cômodo, com tamanho menor do que o necessário, para atender todas as crianças, com refeitório e berçário. “Geladeira, fogão industrial e todo o restante necessário para o seu funcionamento ficou de fora dessa conta”, alerta Verônica. Inicialmente, ela irá atender só 70 crianças de até 6 anos, com maior necessidade. A creche funcionará com duas turmas, uma em período integral, das 7h às 19h, e outra das 19h às 22h – horário em que as mães poderão estudar no projeto interno de educação de jovens e adultos.
Realizando sonhos
Sabe aquelas listas clichês das coisas que você deveria fazer antes de morrer? Pois é, a turma da startup mineira responsável pelo aplicativo Tysdo – Things you should do (Coisas que você deve fazer, em português) resolveu trazer isso para o cotidiano. “Aprender a cozinhar, fazer ioga e voltar a dançar estão na minha lista”, avisa Roberta Vasconcellos, de 25 anos, sócia-fundadora. O app, que acaba de ganhar versões web e Android (tysdoapp.com), incentiva as pessoas a compartilhar seus desejos na rede. Para Roberta, a exposição é o primeiro passo para concretizar seu sonho – “pessoas que já fizeram aquilo podem dar apoio”, diz.
Além de novas funcionalidades, como o botão de incentivo, a startup tem feito parcerias para ajudar a realizar os sonhos por aí. Na últimas semanas, ela apoiou o Bike anjo BH (bikeanjo.com.br), projeto onde ciclistas experientes ensinam gratuitamente as pessoas que querem aprender a pedalar nas ruas com segurança. Além disso, eles já apoiaram a árvore dos desejos, projeto de doação de presentes para crianças carentes. Outra iniciativa, em conjunto com a agência Tia Eliane Turismo, lançou cinco desafios na Disney, como provar o picolé do Mickey de frente ao castelo.
Atualmente, a plataforma conta com 300 mil usuários do mundo todo, já que tem versões em português e inglês. A grande maioria é de São Paulo, mas os mais engajados estão mesmo na capital mineira. Listas de desejos temáticas e elementos de gamificação estão sendo testadas na plataforma. No final do ano passado, a equipe conseguiu um investimento.
A startup foi escolhida pela Mobile Futures Brasil no projeto Mondelez (Kraft Foods) para trabalhar com a marca Halls, com um investimento de R$ 50 mil. A campanha foi lançada recentemente. A Tysdo estuda três modelos de negócios. O primeiro é o marketing de experiência: recompensa de desejo realizado por marcas. O segundo é criar um market place de listas. Especialistas poderiam indicar experiências incríveis: coisas para fazer antes de casar, perder peso ou curtir a vida em Londres... E o último modelo de monetização seria a publicidade direta. .