Não há quem não curta a página da Prefeitura de Curitiba (facebook.com/PrefeituraMunicipaldeCuritiba) no Facebook e não se pergunte quem são os gênios por trás da fan page. Com cerca de 70 mil curtidas, a página extrapolou a audiência curitibana e tem mineiro, baiano, carioca, paulista e até gringo de olho nas postagens inteligentes e bem-humoradas. O mais sensacional é que a equipe responsável pela mídia sabe canalizar toda essa audiência para projetos do bem. Um deles comoveu todos recentemente. Um garotinho chamado Enzo Feltrin Nunes, de 4 anos, que acabou falecendo, estava internado depois de passar por dois transplantes de médula que não obtiveram sucesso. A Prefeitura de Curitiba fez um post com uma foto do menino vestido do super-herói Iron Man chamando todos para fazer doação de medula óssea antes do triste acontecimento. O conteúdo teve cerca de 6 mil curtidas e 22 mil compartilhamentos. Em sua homenagem, a equipe se mobilizou pelo #EnzoDay, campanha para atrair novos doadores.
Marcos Giovanella, de 31, diretor de internet e mídias sociais da Prefeitura de Curitiba, conta que uma equipe de sete pessoas atua no departamento digital. A fan page faz um ano este mês e foi uma demanda do prefeito. Além dela, eles estão presentes no Twitter, Google Plus, Last.fm, YouTube e Instagram. Em média, eles recebem 200 demandas dos cidadãos só pela página do Face. Todas ganham atendimento personalizado. E isso não é só papo: cada comentário é respondido pelos analistas de mídias sociais. “A questão do Enzo é mais humanitária. Ficamos bastante tocados com a situação. Entramos em contato com os pais deles e resolvemos ajudar”, ressalta. O Self Help, iniciativa de dois curitibanos, também ganhou apoio da fan page. A ideia é usar a força da internet para dar visibilidade a projetos sociais em suas fotos do Instagram.
Os analistas de mídia conseguem resolver vários problemas simples na cidade.
Para Marcos, os perfis em redes sociais de órgãos públicos devem ter uma linguagem mais humana e próxima dos moradores – adequada para o canal. Todo o conteúdo é planejado e discutido em reuniões.