A plataforma foi desenvolvida em 2012 e entrou no ar no ano passado. Atualmente, ela conta com 4 mil usuários e tem versões em português e inglês. Nos perfis, os usuários declaram quais são seus valores e recebem avaliações da sua rede de contatos. Seus amigos serão os dedos-duros que dirão se você realmente pratica ou demonstra tal qualidade. As avaliações podem ser anônimas ou identificadas. “Você pode dar um feedback informando se aquele valor é nulo, baixo, médio ou alto e o quanto acredita que ela deveria ter. Assim, é gerada uma conscientização pessoal a fim de se aprimorar”, diz Luiz Marcelo.
O risco de o mal do ego inflado se espalhar pela rede e todo mundo se autodeclarar santo em seu perfil já é previsto. Contudo, ele lembra que o usuário depende da validação de outros colegas. Logo, é melhor ser sincero e não sair postando o valor “calma” enquanto distribui socos em brigas no trânsito. E o medo de inimizades distribuírem seu rancor na rede? Segundo o empreendedor, esse tipo de ação deve ser isolada. “A avaliação é algo que, por enquanto, não fica exposto. Estamos estudando um critério para estabelecer quando ela poderá se tornar pública ou não”, explica.
Vários focos
E por que alguém se arriscaria a entrar em uma rede para ser avaliado? Simplesmente porque esse não é o foco da plataforma, só um dos inúmeros recursos. “Valores humanos são a chave para o sucesso. As empresas podem encontrar profissionais que realmente necessitam no Youlinked”, afirma Luiz Marcelo. Segundo ele, apesar do destaque para o mercado de trabalho, ela atende a sociedade como um todo. Há a utilização no setor educacional, por exemplo. A Rede Cidadã, ONG de formação da juventude, usa a plataforma para reforçar a importância de determinados valores para os estudantes.
Outra aplicação é a integração das pessoas. Se alguém pensa em se mudar do Brasil poderá, em breve, consultar um mapa característico das pessoas que estão no seu destino. Será implementada ainda a consulta aos valores dos seguidores de uma página. Esses dados estratificados podem se tornar material de pesquisas de institutos diversos.
Em 2012, o Youlinked recebeu investimento-anjo de uma empresa do Rio de Janeiro. Agora, a startup está em busca de novos investidores para escalar o produto e melhorar sua usabilidade. Além disso, a equipe pretende estabelecer parcerias. A startup ainda não tem um modelo de monetização – no momento, o foco é o crescimento do número de usuários. No futuro, há a possibilidade de lançar planos de assinaturas, além da venda de relatórios de inteligência. “O objetivo é atingir 1 milhão de usuário neste ano. Devemos lançar também a versão em espanhol”, avisa Luiz Marcelo.