Com a aquisição, a Microsoft vai focar no mercado de dispositivos móveis, o que deve gerar lucros estimados em US$ 50 bilhões ao ano, considerando a entrega da experiência móvel para um bilhão de pessoas e a apresentação dos serviços Microsoft a novos clientes em todo o mundo.
Como parte do acordo, a Microsoft vai honrar todas as atuais garantias de clientes Nokia para dispositivos existentes e terá funcionários com vasta experiência na indústria em mais de 130 localidades em 50 países no mundo, incluindo diversas fábricas, que criam, desenvolvem, produzem e comercializam um amplo portfólio de aparelhos móveis e serviços.
Após a venda, a Nokia espera recuperar a rentabilidade e prevê concentrar-se nas atividades de serviços e de fabricação de materiais para operadores de redes. A Microsoft, que tem como principal meta conceber softwares, tem muitos recursos financeiros para recuperar um fabricante de telefones em situação delicada. A Nokia foi a líder mundial dos telefones celulares até ser superada em 2012 pela sul-coreana Samsung. O mercado começou a mudar em 2007, após o lançamento do iPhone da Apple.
Foco na inovação
“Hoje damos boas-vindas ao negócio de dispositivos e serviços Nokia à nossa família.
O ex-presidente e CEO da Nokia, Stephen Elop, se reportará a Nadella e será vice-presidente executivo do Microsoft Devices Group, supervisionando um amplo negócio de dispositivos que inclui os smartphones e tablets Lumia, os aparelhos móveis Nokia, o console Xbox, o tablet Surface, além dos produtos e acessórios Perceptive Pixel.
Windows Phone
Segundo a empresa, nos três últimos meses de 2013, o Windows Phone se tornou o segundo sistema operacional de smartphones mais vendido no Brasil. O crescimento do sistema operacional no período analisado foi de 1,6 ponto percentual com relação ao trimestre anterior, atingindo 6% de participação de mercado. Com esse resultado, a plataforma passa a registrar quatro trimestres consecutivos de crescimento no país, que já é considerado o quarto maior mercado de smartphones em todo o mundo.
No quarto trimestre de 2013, dados do IDC mostraram que o Windows Phone reforçou sua posição entre os três maiores do mundo com crescimento mais rápido entre os líderes, com ganho de 91% na comparação ano a ano.
.