No Brasil já foram três edições em São Paulo (SP), duas em Curitiba (PR) e uma em Porto Alegre (RS). O evento, originado no Estados Unidos e sem fins lucrativos, busca criar e compartilhar conhecimento sobre a plataforma. Trata-se de um conjunto de palestras, debates e oficinas destinado tanto a desenvolvedores como a usuários.
A conferência será dividida em três áreas: conteúdo, desenvolvimento e design – com apresentação de palestras simultâneas. A abertura das discussões será especial para aqueles que não entendem absolutamente nada do software. “Além de desenvolvedores, publicitários e jornalistas utilizam a plataforma. Vamos ensinar desde como mexer no painel e instalar plugins até como abrir uma loja virtual”, explica o organizador do evento em Belo Horizonte e desenvolvedor Valério de Souza, de 29 anos.
Valério nasceu em Governador Valadares, cidade a 324 quilômetros da capital, e trabalha com web desde 1998. Sua rendição como desenvolvedor WordPress foi em 2008. “A plataforma está crescendo muito. Está presente em 27% dos sites do mundo. Grandes empresas a estão usando para criar sites de notícias.
A argentina Macarena García, que já trabalhou para a IBM e o Google, Bruno Borges, analista de segurança da empresa norte-americana Sucuri.net, além dos maiores nomes do Brasil quando o assunto é WordPress, já estão confirmados como palestrantes. Entre os brasileiros estão Cláudio Sanches, que ensinará como criar um e-commerce de sucesso; Celso Fernandes, entusiasta open source desde 1998; Pedro Marques, experiente designer mineiro; e Gustavo Alves, o Guga, que revelará técnicas para ser relevante na busca do Google.
A única palestra sobre design ficará a cargo do belo-horizontino Pedro Marques, de 22 anos. A ideia é explicar como construir um portal que traga conforto na navegação, independente do dispositivo que o usuário esteja utilizando. “Tempo é usabilidade. Vou ensinar de que forma programar para que o site carregue mais rápido, como usar o javascript (linguagem de programação) a seu favor e até o tamanho ideal de imagem para cada aparelho”, esclarece. Conversão de vendas e anúncios, mobile e novas tecnologias usáveis junto ao corpo também serão temas abordados durante sua palestra.
Já Guga vai esclarecer como utilizar o WordPress numa estratégia de marketing.
Formado como analista de sistemas em 2008, Guga conta que acabou se desiludindo com a área da tecnologia. “Migrei para o marketing digital e acabei vendo que é um ramo importante para o desenvolvedor”, esclarece. De acordo com ele, o evento deve mostrar essa nova tendência e necessidade do mercado. Guga explica que o WordPress é vantajoso porque traz facilidade tanto para quem desenvolve quanto para aquele que usa. “Infelizmente, ainda há um certo preconceito: as pessoas acreditam que o WordPress é apenas uma plataforma para blog”, lembra.
Quem garantiu seu ingresso, já pode baixar o aplicativo do evento, disponível gratuitamente, para dispositivos Android (https://goo.gl/Urw0kc). Além da programação, ele traz um guia de sobrevivência na capital.
Serviço
Sábado, 17/5, das 8h às 18h, no Uni-BH Estoril (Avenida Professor Mário erneck, 1685 - Estoril, BH/MG).
Ingressos esgotados. belohorizonte.wordcamp.org
Saiba mais
Trajetória WordCamp
A primeira conferência foi realizada em julho de 2006, em São Francisco (EUA). Organizado por Matt Mullenweg, criador da plataforma, o evento conseguiu reunir, em três semanas, cerca de 300 participantes. A primeira edição internacional conhecida ocorreu em Israel, em 25 de outubro de 2007. Desde então, a conferência se espalhou pelas principais cidades do mundo, como Paris, Milão, Tóquio, Melbourne, Sydney, Birmingham, Hamburgo e Vancouver. Em 2009, para alegria de uma das maiores comunidades do planeta, foi realizado o primeiro WordCamp Brasil, em São Paulo.
.