Jornal Estado de Minas

WORDCAMP

BH sedia evento internacional que põe em debate temas do mundo web

Esta edição terá como foco a famosa plataforma WordPress, que vai além dos blogs

Jorge Macedo - especial para o EM
Shirley Pacelli

Eventos pelo mundo são sempre repletos de curiosos e aficcionados, como no WordCamp 2013, nos EUA - Foto: MA.TT/REPRODUÇÃO

Quando se fala em WordPress, você se lembra logo dos blogs? Pois é, a associação, apesar de comum, já faz parte do passado da plataforma. O sistema aberto, criado pelo desenvolvedor Matt Mullenweg, em 2003, já virou um gerenciador de conteúdo e está se transformando em uma API: interface entre aplicativo e programação. Ficou confuso? Basicamente, com o WordPress, além dos populares blogs, é possível administrar textos, imagens, documentos e vários outros materiais de um site de forma eficiente e simples. Além disso, desenvolvedores já estão criando plugins (programas que permitem usar recursos adicionais ao padrão) diversos que transformam a plataforma em e-commerces e fóruns, por exemplo. Essa evolução do WordPress será um dos temas abordados durante o WordCamp, conferência internacional que será realizada pela primeira vez em Belo Horizonte, neste sábado, 17.

No Brasil já foram três edições em São Paulo (SP), duas em Curitiba (PR) e uma em Porto Alegre (RS). O evento, originado no Estados Unidos e sem fins lucrativos, busca criar e compartilhar conhecimento sobre a plataforma. Trata-se de um conjunto de palestras, debates e oficinas destinado tanto a desenvolvedores como a usuários.
A primeira conferência na capital mineira já nasce botando banca: será a maior do Brasil, reunindo 350 pessoas e 24 palestrantes (sendo dois internacionais). Os ingressos, vendidos a R$ 35, esgotaram há duas semanas. Mais da metade dos participantes são de fora do estado. Há muitas pessoas saindo de Manaus (AM), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Goiás. Diante de tantos visitantes, seria impossível não preparar uma happy hour depois da agenda oficial, apelidado “mineiramente” de Wordcana.

A conferência será dividida em três áreas: conteúdo, desenvolvimento e design – com apresentação de palestras simultâneas. A abertura das discussões será especial para aqueles que não entendem absolutamente nada do software. “Além de desenvolvedores, publicitários e jornalistas utilizam a plataforma. Vamos ensinar desde como mexer no painel e instalar plugins até como abrir uma loja virtual”, explica o organizador do evento em Belo Horizonte e desenvolvedor Valério de Souza, de 29 anos.

Valério nasceu em Governador Valadares, cidade a 324 quilômetros da capital, e trabalha com web desde 1998. Sua rendição como desenvolvedor WordPress foi em 2008. “A plataforma está crescendo muito. Está presente em 27% dos sites do mundo. Grandes empresas a estão usando para criar sites de notícias.
Até o governo brasileiro e a Casa Branca (EUA) já utilizam”, afirma. O desenvolvedor já é autor de cinco plugins públicos no sistema, que incluem recursos de transmissão ao vivo, e-mail marketing e notificação de postagem. Esse último atingiu 10 mil downloads.

Valério de Souza, que organiza o evento em BH, diz que palestras vão desde instalar painel e mexer em plugins a abrir loja virtual - Foto: GABRIEL BARRARA/STUDIO RGBUsabilidade e marketing

A argentina Macarena García, que já trabalhou para a IBM e o Google, Bruno Borges, analista de segurança da empresa norte-americana Sucuri.net, além dos maiores nomes do Brasil quando o assunto é WordPress, já estão confirmados como palestrantes. Entre os brasileiros estão Cláudio Sanches, que ensinará como criar um e-commerce de sucesso; Celso Fernandes, entusiasta open source desde 1998; Pedro Marques, experiente designer mineiro; e Gustavo Alves, o Guga, que revelará técnicas para ser relevante na busca do Google.

A única palestra sobre design ficará a cargo do belo-horizontino Pedro Marques, de 22 anos. A ideia é explicar como construir um portal que traga conforto na navegação, independente do dispositivo que o usuário esteja utilizando. “Tempo é usabilidade. Vou ensinar de que forma programar para que o site carregue mais rápido, como usar o javascript (linguagem de programação) a seu favor e até o tamanho ideal de imagem para cada aparelho”, esclarece. Conversão de vendas e anúncios, mobile e novas tecnologias usáveis junto ao corpo também serão temas abordados durante sua palestra.

Já Guga vai esclarecer como utilizar o WordPress numa estratégia de marketing.

Atualmente ele é dono da agência Wattz, de marketing digital e desenvolvimento, e já palestrou nos WordCamps de São Paulo e Porto Alegre, além de eventos da W3C. “No mercado atual o desenvolvedor faz o site e não pensa na forma de usá-lo, não tenta vender o serviço. Eu vou ensinar como fazer o inbound marketing (estratégia de entregar o conteúdo certo para pessoa certa)”, destaca.

Formado como analista de sistemas em 2008, Guga conta que acabou se desiludindo com a área da tecnologia. “Migrei para o marketing digital e acabei vendo que é um ramo importante para o desenvolvedor”, esclarece. De acordo com ele, o evento deve mostrar essa nova tendência e necessidade do mercado. Guga explica que o WordPress é vantajoso porque traz facilidade tanto para quem desenvolve quanto para aquele que usa. “Infelizmente, ainda há um certo preconceito: as pessoas acreditam que o WordPress é apenas uma plataforma para blog”, lembra.


Quem garantiu seu ingresso, já pode baixar o aplicativo do evento, disponível gratuitamente, para dispositivos Android (https://goo.gl/Urw0kc). Além da programação, ele traz um guia de sobrevivência na capital.

Serviço
Sábado, 17/5, das 8h às 18h, no Uni-BH Estoril (Avenida Professor Mário erneck, 1685 - Estoril, BH/MG).
Ingressos esgotados. belohorizonte.wordcamp.org

 

Saiba mais

Trajetória WordCamp

A primeira conferência foi realizada em julho de 2006, em São Francisco (EUA). Organizado por Matt Mullenweg, criador da plataforma, o evento conseguiu reunir, em três semanas, cerca de 300 participantes. A primeira edição internacional conhecida ocorreu em Israel, em 25 de outubro de 2007. Desde então, a conferência se espalhou pelas principais cidades do mundo, como Paris, Milão, Tóquio, Melbourne, Sydney, Birmingham, Hamburgo e Vancouver. Em 2009, para alegria de uma das maiores comunidades do planeta, foi realizado o primeiro WordCamp Brasil, em São Paulo.

 

.