O Surface Pro 3, descrito pela fabricante como mais leve, mais fino e maior que o modelo anterior, foi desenhado para um mundo em que as pessoas querem tanto trabalhar como jogar em seus tablets.
"Queremos produtos e tecnologias que permitam que as pessoas sonhem e façam coisas", disse o chefe-executivo da Microsoft, Satya Nadella, em uma reunião com a imprensa em Nova York.
O Pro 3 tem uma tela de alta resolução, com 12 polegadas de diagonal, pesa 800 gramas e tem uma espessura de 9,1 mm.
O teclado do tablet foi modificado, para permitir que os usuários possam incliná-lo ou colocá-lo no colo.
O equipamento também conta com uma "caneta" que pode ser utilizada para ativar o Pro 3 à distância ou para escrever como se fosse um bloco de notas.
"Estamos super orgulhosos do Surface Pro 3", comentou o vice-presidente corporativo da Microsoft Panos Panay.
O Surface Pro 3 será vendido antecipadamente a partir desta quarta-feira pelo preço inicial de 799 dólares. A previsão é de que o novo tablet chegue às lojas dos Estados Unidos a partir de 20 de junho.
O Pro 3 funcionará com um chip Intel Core i5. No fim de agosto, também será vendido um modelo com o chip Intel Core i7, que será lançado simultaneamente nos Estados Unidos e em outros 26 países, entre eles Espanha, China e Austrália.
Para o analista de tecnologia Mike Silver, com este lançamento a Microsoft inova e posiciona-se de forma contrária à lógica: enquanto os demais competidores lançam produtos com telas cada vez menores, a empresa de Bill Gates aumenta seu tamanho.
Foi feito um trabalho cuidadoso na elegância do dispositivo e em suas características técnicas, mas agora o desafio da Microsoft será transmitir essa mensagem aos consumidores que não são especialistas em tecnologia.
"Se tudo funciona tão bem como parece. Estamos muito perto de ter um equipamento que pode ser o substituto do laptop para muita gente", disse Silver..