Jornal Estado de Minas

Conheça o mineiro cujo aplicativo está em 30 países

Dono de startup criou aplicativo para conectar, pelo GPS do celular, apressados e taxistas

Carolina Mansur

Capacidade de inovar e perfil empreendedor são habilidades reconhecidas de Tallis Gomes - Foto: (Léo Neves/Easy Táxi Divulgação)

Com 27 anos, o mineiro de Carangola Tallis Gomes tem ganhado o mundo ao propor que pessoas apressadas e taxistas, às vezes ociosos, sejam conectados pelo GPS do celular. Com quase três anos, a Easy Taxi – que já recebeu R$ 55 milhões em aportes e tem atuação em 30 países – é a terceira empresa formal de Tallis. O primeiro negócio surgiu aos 14 anos, quando ele comprava celulares pelo site Mercado Livre e os revendia para os moradores da cidade da Zona da Mata. O objetivo na época era apenas comprar uma bateria para sua banda de rock’n roll. A ideia que transformaria a sua vida veio anos depois, durante a edição 2011 do Startup Weekend. No evento, ele propôs um aplicativo que ajudasse a população a pegar… ônibus! Mas a ideia foi logo tirada de cabeça pelo “guru das startups”, David McLure, que ao analisar o projeto contou que o Google – um dos gigantes da internet – desenvolvia algo parecido.

A 24 horas para o fim da competição, o desafio era lidar com o abandono de grande parte de sua equipe, e ainda pensar em uma coisa totalmente nova. A volta para casa foi a luz que precisava para recomeçar o projeto. “Não conseguia pegar táxi e pensei que poderia desenvolver um aplicativo que ajudasse passageiros a encontrar taxistas”, contou.
Com a ideia borbulhando na cabeça, a madrugada passou em claro. E resultado foi compensador. O aplicativo Easy Taxi, que foi pensado para ser internacionalizado, foi um dos vencedores da edição Startup Weekend. Em seguida, ganhou alguns dos mais importantes prêmios do setor, como o IBM Smartcamp Brazil (2011), Startup Farm RIO (2011), TNW Awards Brazil (2012) e Spark Awards (2013).

Tallis saiu de casa cedo, aos 16 anos, para estudar e trabalhar em Juiz de Fora. Aos 17, se mudou para o Rio de Janeiro em busca de visibilidade para as suas ideias. E conseguiu. Tanto que o curso de propaganda e marketing na ESPM acabou não sendo concluído. Mesmo sem o diploma, o empresário continua estudando sobre novas tecnologias para aperfeiçoar o negócio e alçar novos voos. Tem planos de expandir a empresa chegando à marca de 50 países até o fim do ano e se dedica quase que integralmente ao trabalho. “Adoro trabalhar e não consigo separar minha figura pessoal da profissional. Não existe o Tallis empreendedor e o Tallis pessoa, minha vida é a empresa, 24 horas”.

Quem é ele
Algumas características de Tallis destacadas por colegas de trabalho e donos de startups:

Realizador
Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech, empresa de soluções para vídeos on-line, destaca a ousadia como característica marcante do perfil de Tallis. “Ele é realizador, diferente da maioria dos empreendedores, que apenas sonha, também é um diferencial que fez a empresa crescer. Tallis é um exemplo pra mim de como se construir uma empresa global com uma cultura tão inovadora ", comenta.
“Ele não faz muita análise e suposições. Se existe um problema, ele sai do prédio, fala com taxistas, vai até a área que está dando problema. Ele não consegue ver um problema e não resolver na mesma hora”, conta o gerente de Marketing do Easy Taxi, Victor Lambertucci.

Workaholic
Atuante no ambiente tech, Tomás Duarte, CEO da Tracksale, ferramenta para gestão de pesquisas de satisfação, acredita no método de trabalho adotado por Tallis como um dos diferenciais. “Ele é faca nos dentes e sabe executar como poucos. É workaholic e um excelente marqueteiro, no bom sentido.” Samir Iásbeck de Oliveira, CEO do Qranio quiz game de educação e entretenimento, destaca o estilo técnico de gestão de Tallis. “Ele está a todo momento, quase 24 horas por dia, acompanhando os indicadores de sua empresa, não importa onde esteja”, lembra.

Sua casa é o mundo
“Ele não tem medo de pensar grande e, por isso, tem o mundo como sua casa”, pondera Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech. Apenas nos cinco primeiros meses de 2014, ele esteve no México, Coreia, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Emirados Árabes e Singapura. “Tenho um apartamento em São Paulo, mas fico viajando pelo mundo. Costumo dizer que vou onde o problema está”, conta Tallis.

Nerd, mas nem tanto
Além de trabalhar com tecnologia, Tallis é fã de filmes de ficção científica, de vídeo game, é vegetariano, não gosta de festas e vive para o trabalho. O empresário, porém, também gosta de tocar guitarra, foi campeão brasileiro de Muay Thai, aprecia vinhos e boa gastronomia.
Além disso, como todo jovem de 27 anos, gosta de estar rodeado por amigos. “Se eu pudesse falar sobre uma ambição seria trabalhar menos para estar mais próximo deles”, conta.

A cara da empresa
Ao lado de Tallis, o co-fundador da Easy Taxi Dennis Wang teve a missão de convencer os taxistas de que a empresa não vendia celulares, mas sim uma ferramenta capaz de facilitar o trabalho e o dia a dia . Juntos, eles jogaram futebol com taxistas para convencê-los para funcionalidade do app. “Tallis é o cara do marketing, das relações institucionais e é a cara da empresa”, comenta Wang.

Saiba mais
Startup

Ao pé da letra, a palavra em inglês startup significa “começar algo”. Mas, no ambiente dos negócios de tecnologia, startups são aquelas empresas jovens e inovadoras que atuam em diversas áreas, mas sempre com base tecnológica. Na prática, essas empresas são formadas por um grupo de pessoas que trabalham com ideias diferentes que podem se transformar em dinheiro.

 

.