A primeira semana da Copa do Mundo fez bombar o número de posts e interações no Facebook e o total superou a atividade na rede durante as Olimpíadas de inverno de Sochi, o Super Bowl e a entrega do Oscar juntos. Um total de 141 milhões de pessoas comentaram, curtiram ou compartilharam conteúdos relacionados à Copa do Mundo, segundo informou a empresa nesta sexta-feira. Ao todo, foram 459 milhões de interações sobre o assunto entre os usuários da rede social.
Oitenta e cinco por cento das ações relacionadas à Copa do Mundo em todo o mundo vêm de fora dos Estados Unidos. A rede social tem 1,28 bilhão de pessoas em todo o planeta e 80% delas estão fora dos EUA. “Nós sempre vemos um grande nível de interação entre usuários do Facebook durante eventos esportivos”, disse Justin Osofsky, vice-presidente da empresa para operações globais e parcerias com a mídia. “Mas o que estamos testemunhando durante a Copa tem sido extraordinário.”
Para se ter uma ideia, o Super Bowl envolveu 50 milhões de pessoas no Facebook, as Olimpíadas de Inverno de Sochi engajaram 45 milhões e a cerimônia de entrega do Oscar, por incrível que pareça, mobilizou apenas 11,3 milhões, de acordo com os números divulgados no site da rede social.
O Facebook também divulgou os países de onde vem o maior número de interações e, é claro, o Brasil encabeça o ranking, que sofre pressão do número absoluto de usuários da rede presente em cada país.
Assim, o ranking do número de acessos diários na primeira semana da Copa do Mundo no Brasil ficou assim:
1. Brasil
2. Estados Unidos
3.
4. Indonésia
5. México
O Facebook está apostando na Copa do Mundo para fortalecer sua presença como site de conversas em tempo real e troca de informações em torno de grandes eventos, situações em que muitos usuários pensam primeiro no Twitter. Para isso, o Facebook está incentivando o uso das hashtags relacionadas à Copa e criou uma seção só para agrupar os posts de celebridades relacionados ao evento.
Uma foto postada pelo rapper Pitbull, que se apresentou na cerimônia de abertura da Copa, recebeu mais de 1,2 milhões de interações, assim como uma foto postada pelo atacante brasileiro Neymar, também de acordo com os números divulgados ontem pelo Facebook.
A rede social também está trabalhando em convergência com outras mídias para tentar aumentar sua abrangência. Uma das principais parcerias desse tipo é com a Univision, rede de TV de língua espanhola que tem direitos exclusivos de transmissão do Mundial nos Estados Unidos, que vem divulgando, ao longo de sua programação, detalhes sobre os posts relacionados à competição. Para a CNN internacional, o Facebook está medindo constantemente quais são os tópicos que estão recebendo mais atenção na rede. “De uma certa forma, estamos só começando”, disse Osofsky.
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