Aproximadamente cinco milhões de usuários e senhas do Gmail vazaram e foram publicadOs em um fórum sobre Bitcoin na Rússia, nessa terça-feira. Um dia após o vazamento, sites especializados sugeriam aos proprietários de conta do gmail checar se o seu email estava na lista e trocar as senhas.
Leia Mais
Hackers roubam 1,2 bilhão de senhasServiço de e-mails do Yahoo! sofre ataque de hacker Ameaça de 'hackers' cresce diante da falta de especialistas em segurança Hackers roubam dados de usuários do Adobe SystemsHackers divulgam endereços de 50 mil PMs no RioGmail vs Hotmail: treta entre e-mails causa comoção nas redesO usuário que originalmente postou o texto no fórum garantiu que pelo menos 60% das senhas vazadas ainda são válidas. O consultor de segurança americano Chester Wisniewski comentou ao site especializado Mashable que muitas das contas não estão mais sendo utilizadas. "Não existe honra entre ladrões, como dizem, e golpes como esses são executados numa tentativa de ganhar credibilidade entre outros criminosos", revela Wisniewski.
Ainda não é possível confirmar que o serviço foi comprometido. Algumas pessoas checaram seus endereços e descobriram se tratar de contas antigas, abandonadas ou já desativadas, ou não corresponderem usuários e senhas.
De acordo com os especialistas, mesmo que a publicação não seja, de fato, problemática para os usuários, um aspecto é recorrente - o reuso de senhas. Então nada de pânico. A orientação é para que não sejam usadas as mesmas senhas em diferentes serviços, modificar as senhas com números e letras em caixa alta e baixa e, ainda, mudar as senhas de tempos em tempos.