WASHINGTON - Um site de encontros britânico admitiu para auditores americanos nesta quarta-feira que criou perfis falsos, gerados por computador, com o objetivo de convencer os usuários a fazer um "upgrade" - por meio de pagamento - de sua filiação.
A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) disse ter chegado a um acordo com a JDI Dating Ltd., empresa que opera os sites cupidswand.com, flirtcrowd.com e findmelove.com.
Esta foi a primeira ação legal da FTC contra uma página de encontros on-line.
"A JDI Dating usou perfis falsos para fazer as pessoas acreditarem que eram contactadas por verdadeiros interesses amorosos e as enganavam para que atualizassem sua filiação para um serviço pago", afirmou a diretora de Defesa ao Consumidor da FTC, Jessica Rich.
A empresa concordou com reembolsar seus clientes, no total de 616.165 dólares, assim como abandonar a prática de usar perfis falsos de usuários.
De acordo com a FTC, essas páginas tinham um plano gratuito que permitia aos usuários criar seu perfil com informações pessoais e fotos. Quando terminavam de criar o perfil, porém, começavam a receber mensagens que pareciam provir de outros usuários que moravam perto e manifestavam interesse.
Para poder se conectar com esses membros fictícios, os usuários tinham de atualizar sua filiação, pagando entre 10 e 30 dólares por mês.
Os perfis falsos estavam identificados com um pequena "v" - de "virtual" -, mas a maioria dos internautas não percebeu, ou não sabia do que se tratava, segundo a FTC.