A Samsung, líder mundial dos smartphones, mas submetida à crescente competição dos chineses, reduzirá consideravelmente sua oferta neste setor e produzirá modelos mais baratos e, portanto, mais acessíveis nos países emergentes.
Esta mudança de estratégia, esperada por vários analistas, foi confirmada nesta terça-feira por um porta-voz da empresa e apresentada em Nova York por seus relações públicas Robert Yi.
Segundo ele, a Samsung , que registrou uma queda de 50% de seus lucros no terceiro trimestre, quer reduzir de um terço a um quarto o número de smartphones que lançará no mercado em 2015, mas não disse o número exato de modelos que representará esta redução.
Paralelamente, o grupo aumentará a produção de seus celulares inteligentes mais baratos, para competir com modelos chineses da Huawei, Lenovo e Xiaomi.
"Já não era sem tempo que reduzissem seus custos, algo indispensável para estabilizar suas margens de lucros", comentou Robert Cihra, analista da Evercore ISI, citado pelo Wall Street Journal.
De fato, a divisão de telefonia móvel da Samsung registrou um lucro operacional de 1,75 trilhão de wons entre julho e setembro, frente aos 6,7 trilhões do ano anterior, ou seja, uma queda de 74%.
A Samsung continua sendo a líder mundial, mas sua cota de mercado passou de 35% em 2013 a pouco menos de 23% nos dias de hoje, à frente da Apple (12%), enquanto as marcas chinesas não param de ganhar terreno.
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