Depois de várias gerações competindo com o IPhone como um celular de alto desempenho, a Samsung parece pronta para dar um passo a frente. A começar pelo design. A nova roupagem do Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge que foram apresentados em um evento particular um dia antes da MWC (Mobile World Congress) em Barcelona recebeu muita atenção dos executivos expositores da empresa sul-coreana.
A nova geração Galaxy terá revestimento em metal nas laterais e de vidro (o Gorila Glass4) na traseira e não mais de plástico, tornando-a muito mais atraente para o usuário. O material é 50% mais resistente que o dos concorrentes, segundo a Samsung. Além disso, o Galaxy Edge6, o top de linha, tem a tela curva nas laterais o que melhora o conforto no manuseio e ainda dá a sensação que a tela "não tem fim". O visor tem 5'1 polegadas e 77% mais pixels do que o seu antecessor S5.
O Galaxy S6 mede 143,4mm de tamanho; 70,5mm de largura e 6,8mm de espessura e pesa 138 gramas. O S6 Edge tem 142 x 70 x 7 milimetros e pesa 132g.
Além da grande novidade no design, os novos Samsung prometem muito aos usuários.
A câmera também traz novidades. Para começar, ela fica sempre em standby e por isso pode ser acionada em 0,7 segundos. A câmera traseira tem 16 megapixels e mantém o foco em objetos em movimento. A câmera frontal ganha cada vez mais atenção pela febre dos selfies. No Galaxy S6 e no Edge ela conta com 5mp euma novidade: captação de 60% mais luz, o que promete garantir fotos muito melhores em ambientes escuros. Um dos pontos altos da apresentação foi a comparação entre uma foto tirada com um IPhone 6 e com um Galaxy S6, com ampla vantagem para os sul-coreanos.
Durante a apresentação dos novos aparelhos não foi informado quanto tempo irá durar a bateria dos lançamentos. No entanto, a capacidade de ser recarregada rapidamente ganhou destaque. Segundo a Samsung, com apenas 10 minutos de carga os novos Galaxys terão mais quatro horas de autonomia. Outra vez a comparação com o top da Apple veio à tona: uma carga completa pode ser feita na metade do tempo do IPhone 6.
A Samsung se diz mais confiante na qualidade de sua bateria e por isso ela não é mais removível. Outra novidade é a não compatibilidade com um cartão de memória - a bateria não removível e o fim do compartilhamento externos aproximam ainda mais o novo Galaxy de seu concorrente da Apple. Os aparelhos terão armazenamento de 32GB, 64GB ou 128GB.
Os lançamentos também estarão alinhados a um sistema de pagamento chamado Samsung Pay que será aceito em todas as máquinas de cartão de crédito e débito e poderá ser acionado por impressão digital.
Não foi informado quando o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge chegarão ao Brasil e nem quanto irão custar. Inicialmente, estará disponível em lojas de 20 países, a partir de 10 de abril..