São Paulo (*) - Art Selfie, o recurso do Google Arts & Culture que compara selfies a obras de arte, foi lançado oficialmente no Brasil, anunciou o Google em evento nesta quinta-feira (6/7). A novidade incorpora, aos 1,6 mil retratos já na base de dados, outros 80, da Pinacoteca de São Paulo.
No telão, durante o lançamento no Auditório Oscar Niemeyer do Ibirapuera, na capital paulista, surgiu gigantesca a imagem de "O Mestiço" (Candido Portinari, 1934).
Espera-se que, assim, não se repita a repercussão que houve, quando o app bombou nos EUA, sobre problemas de representatividade - havia poucas correspondências apropriadas para pessoas negras ou orientais, então. A conferir. As imagens foram captadas com a Art Camera do Google, em altíssima resolução.
Como usar
A funcionalidade permanecia, desde 2011, restrita aos EUA, embora os brasileiros mais ávidos tenham conseguido usar, por meio daquelas gambiarras com aplicativos que burlam a localização do telefone.
1 - Ao baixar o aplicativo gratuito Arts & Culture, o recurso está disponível na tela inicial.
2 - É preciso concordar com os termos de privacidade: o texto esclarece que as fotos não são mantidas no servidor.
3 - Com a câmera do app, faça a sua selfie.
4 - O sistema entrega algumas opções, por meio da comparação com os traços do rosto
Privacidade
Em momento periclitante para a privacidade online, Phil Sharp, gerente de produto do Google Arts & Culture, explica que esta foi uma das grandes preocupações do time de desenvolvimento: "Não usaremos estas imagens para nenhuma outra finalidade, isso está explicitado nos termos de aceitação. Tanto que, se você quiser usar o recurso novamente, terá de tirar uma outra selfie".
Gênero
Quando testou ao vivo a funcionalidade, na apresentação oficial no palco, Phil viu sua selfie comparada ao autorretrato a óleo da pintora americana Ellen Emmet Rand, de 1927. Acontece.
(*) O jornalista viajou a convite da Google Brasil