São Paulo - O placar em tempo real dos jogos da Copa e a apuração ao vivo dos resultados eleitorais encabeçam as principais novidades dos mecanismos de busca, anunciadas na manhã desta quinta-feira (7/6), em São Paulo, no Google for Brasil, evento anual da gigante de tecnologia no país. A empresa anunciou que investiu por aqui R$ 700 milhões nos últimos 15 meses.
"Álbum da Copa" ou "Como votar" são algumas das buscas mais comuns de brasileiros no Google. Junto a outras questões igualmente populares, as expressões surgiram agigantadas na tela que ocupa o palco do Auditório Oscar Niemeyer, no Parque do Ibirapuera.
Foi o cenário para o diretor de engenharia do Google para América Latina, Berthier Ribeiro-Neto - que comanda o Centro de Desenvolvimento em Belo Horizonte - explicar os principais investimentos da equipe local para os novos lançamentos da empresa.
Do esforço de engenheiros no escritório localizado em quatro andares da Torre do Boulevard Shopping, no Bairro Santa Efigênia, em BH, surgiram as novidades. "Estamos crescendo e até o fim do ano teremos 200 pessoas no nosso time", disse Ribeiro-Neto, antes de apresentar os principais novos recursos de buscas: a possibilidade de fixar um placar em tempo real dos jogos, na tela principal do telefone Android, é a mais impressionante delas.
Berthier detalhou também a renovação das buscas para a Copa: "Até ontem, mostrávamos apenas o local e o horário de uma partida, quando alguém buscava por ela. A partir de agora teremos todos os detalhes, pênaltis perdidos, gols marcados, expulsões e até vídeos assim que a partida terminar".
ELEIÇÕES
Nova roupagem para a apresentação das buscas também foca nas eleições 2018: além da apuração em tempo real nos dias de votação, com apoio e suporte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será possível pesquisar, durante a campanha, pelo nome dos mais de sete mil candidatos estimados a postos em nível federal neste processo eleitoral e ter acesso às informações e notícias mais relevantes sobre eles.
CANAL DIRETO
Os candidatos à presidência poderão postar prioridades de campanha diretamente no Google, permitindo que o eleitor veja seus posicionamentos.
"Com informações certas e confiáveis, esperamos que fique um pouco mais fácil fazer a escolha certa na hora de votar”, apostou Ribeiro-Neto. Ele anunciou também parceria com a Band para a transmissão ao vivo do primeiro debate presidencial da TV com exclusividade no YouTube, no dia 9 de Agosto.
R$ 700 milhões
Investimento do Google no Brasil nos últimos 15 meses