A política é um campo onde os aplicativos de celular não costumam ser extremamente atrativos. Para quebrar esse estigma, o aplicativo Nosso Mandato, fa é um canal de transparência e interação entre vereadores e eleitores foi o grande vencedor da primeiria do Startup Show, competição entre projetos de inovação que foi um sucesso de audiência na internet. Ao longo de nove semanas, 27 startups de todo o país (entre mais de 300 inscritas) foram colocadas à prova em batalhas transmitidas pelo portal startupshow.com.br e pelas redes sociais Facebook, LinkedIn e InstagramOs projetos foram escolhidos com o apoio da inteligência artificial em nuvem da IBM/Watson. As startups receberam o crivo de jurados (entre grandes empresários, investidores e especialistas em inovação), além do voto popular – quase 300 mil pessoas votaram ao longo da competição.
E por falar em voto, a vencedora foi uma startup que pretende revolucionar o modo como os vereadores se relacionam com seus eleitores. A Nosso Mandato foi fundada por Gabriel Azevedo, jovem vereador de Belo Horizonte que viu a oportunidade de criar, através da internet, uma plataforma ágil de interação entre quem elege e quem é eleito. Segundo Azevedo, “o prêmio é um reconhecimento público e técnico de que a tecnologia só traz benefícios para os políticos realmente interessados em se conectar de maneira permanente com seus representados. De minha parte, só tenho a agradecer aos jurados e às pessoas que votaram no Nosso Mandato e aos integrantes da minha equipe que tornaram realidade uma ideia que tive antes de me candidatar a vereador”. Como prêmio, a Nosso Mandato recebe a oportunidade de uma viagem sob medida ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), sede de algumas das maiores e mais inovadoras empresas de tecnologia do mundo.
De volta em 2019
O idealizador do Startup Show, Leo Soltz, diz que já tem planos para realizar novamente a competição em 2019. “O sucesso superou as expectativas, tanto do ponto de vista dos projetos – todos muito maduros e relevantes – quanto do ponto de vista da audiência. Já estão me cobrando uma nova edição. Vamos pensar nisso com carinho”. Ele ressalta também a importância da participação dos jurados durante a competição: “além do prêmio final ao projeto vencedor, precisamos destacar a enorme importância da mentoria que cada uma das 27 startups recebeu por parte de nossos jurados. Foi um nível de assessoria e apoio que elas nunca teriam fora de uma competição como o Startup Show. Isso me deixa muito satisfeito e agradecido a todos que participaram conosco nesta iniciativa que deu mais do que certo”.
Números
O site da competição recebeu mais 50 mil votos únicos ao longo da competição. 230 mil acessos ao portal, cada vídeo no Face com 12.000 views e um grande engajamento no ecossistema. 300 Startups inscritas e 27 escolhidas por meio do Watson, inteligência artificial em Nuvem.
O Startup Show tem o patrocínio da IBM, da AeC, da Robbyson (plataforma de soluções tecnológicas que aplica a lógica dos games na gestão dos negócios). O apoio vem de Copa Airlines, Free Valorize, Endeavor, Startse, ABStartups, Startupi, Sucesu Nacional, Ideia Comunicação, 10K Startups, Fundep, Techmall S.A, Pequenas Empresas Grandes Negócios e Sebrae. A realização é da Fill the Blank.