As novas funções serão adicionadas aos aplicativos de iOS. Os usuários de Android que têm a última versão já tinham as ferramentas disponíveis. A funcionalidade mais polêmica é a que permite ao usuário indicar a presença de policiamento na via. A partir da função de indicar a presença de radar, há a possibilidade de indicar que, no local, há uma 'blitz', testes de bafômetro ou radares móveis.
As medidas aproximam o Google Maps de outro famoso aplicativo de GPS, o Waze, que também faz parte dos produtos do Google após ser adquirido pela empresa. O porta-voz da empresa, Genevieve Park, garante que as mudanças podem melhorar o trânsito de uma maneira geral.
"Segurança é a prioridade máxima da empresa e a ferramenta de indicar aos motoristas que existem radares pode fazer com que eles sejam mais cuidadosos e tomem decisões mais seguras enquanto dirigem", disse o funcionário em e-mail ao jornal Washington Post.
Além da presença de radares, os usuários da plataforma poderão indicar se há obstáculos, buracos, construções, veículos abandonados e outras ocorrências na via. As funcionalidades vão ser lançadas durante esta semana para os usuários de iOS e Android.
* Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa