"Vire à direita", diz a voz de Lula - um tanto contrariada já que esse é o rumo oposto de seu campo ideológico. O comando, naturalmente, não vem dos palanques. Para ouvi-lo, é preciso estar conectado ao aplicativo Waze que, agora, oferece aos motoristas a possibilidade de serem guiados pelo timbre rouco do ex-presidente.
O tom da gravação fica mais animado quando os caminhos tomam a direção esquerda. "Vira à esquerda, companheiro!”, diz o app de GPS. Já quando há alguma viatura por perto, a inflexão do petista, solto há aproximadamente um mês após 580 dias de prisão, é preocupada: “Polícia reportada à frente, companheiro. Cuidado!”, alerta a imitação. Rota traçada, Lula faz ao usuário um convite entusiasmado para iniciar a viagem: “Está pronto? Eu estou! Vamos, companheiro, tomar os meios de produção!", convoca o político.
Segundo a assessoria de imprensa do Waze, o áudio não é original da plataforma. Trata-se de uma espécie de recurso interativo que permite que as pessoas gravem seus próprios comandos e os compartilhem com a comunidade. "Esse recurso está disponível desde 2017. Basta que o usuário acesse o menu de configurações", explicou a assessoria.
Além de Lula, outras "copilotos' populares são Bob Espoja, Scooby Doo e Sid, personagem da animação A Era do Gelo. A voz do presidente Jair Bolsonaro ainda não foi disponibilizada.
O "GPS" Lula fez sucesso nas redes sociais. Veja a repercussão: