Na manhã desta segunda-feira (14/12) os serviços do Google, como Gmail, Drive, Meet e outros ficaram fora do ar por algumas horas. Em home office, diversos usuários ficaram prejudicados com o acesso para trabalhar e ter acesso às aulas on-line.
Problemas de interrupções na nuvem podem acontecer, mesmo em ambientes de alta disponibilidade. Falhas nos servidores, storages, erros humanos, malwares, invasões ou atualizações de hardware / software podem causar danos colaterais não previstos.
E como muitas pessoas estão em home office ao longo dos últimos meses, estes serviços do Google estão sendo utilizados como ferramenta de trabalho e até mesmo de aulas on-line. Por isso, na manhã desta segunda-feira (14/12), com as falhas do servidor, ficaram prejudicados.
Confira algumas reações:
Confira algumas reações:
Eu fazendo a prova pq o #Google resolveu o problema pic.twitter.com/sJK3QFItLb
%u2014 Ana %uD83E%uDD8B (@AnaJliaSeabra1) December 14, 2020
Todos os serviços do #google caíram, e agora trabalha como? #Homeoffice pic.twitter.com/UNNKS78q9N
%u2014 Raffael Olegario (@RaffaelOlegario) December 14, 2020
Google Meet e outros apps saiu do ar os alunos:#Google #googlecaiu #googlemeet #voltou pic.twitter.com/XopGCNBumy
%u2014 Stefane (@Stefanenunes_) December 14, 2020
Por isso, confira algumas dicas para manter seus dados seguros na nuvem. Se possível, mantenha os arquivos salvos em mais um lugar para segurança.
Senhas
- Não utilize senhas óbvias e fáceis de decifrar;
- Coloque senhas em todos os arquivos;
- Não utilize a mesma senha para todos os serviços que acessar;
- Não forneça suas senhas para outra pessoa, em hipótese alguma;
- Ao sair do seu ambiente virtual, utilize as opções “Sair” e “logout”;
- Altere suas senhas periodicamente;
- Não salve senhas no navegador web.
Dados
- Distribua seus dados em diversos compartimentos virtuais;
- Não armazene nas nuvens dados sensíveis, confidenciais e estratégicos;
- Mantenha backup dos seus dados;
- Sempre utilize softwares originais quando precisar inserir dados para alguma operação
- Faça compras somente em sites de boa reputação;
- Verifique sempre o símbolo do “cadeado” nas URLs de páginas que peçam dados pessoais ou financeiros.
Sistemas e equipamentos
- Utilize um bom antivírus;
- Faça atualizações periódicas de segurança do antivírus, sistema operacional, navegadores e de todos os aplicativos;
- Quando possível, utilize criptografia de dados;
- Proteja também os equipamentos que mais costuma usar, com senhas e, se possível, em aparelhos com funcionalidades que permitam bloqueá-los em caso de roubo ou perdas (por exemplo, o iPhone oferece isso);
- Tome cuidado com os dispositivos (especialmente os móveis) que podem ser facilmente furtados.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra